Método GovNova DF utiliza ferramentas de design thinking e gamificação para aprimorar a gestão pública e promover o desenvolvimento sustentável no Distrito Federal
![]() |
Divulgação/CGDF |
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) apresentou, durante a Semana de Inovação da Enap 2025, o GovNova DF – Modelo de Governança Pública com foco em inovação, uma metodologia desenvolvida para transformar a gestão pública e impulsionar práticas sustentáveis. O evento, considerado o maior da América Latina em inovação governamental, ocorreu de 30 de setembro a 2 de outubro, reunindo especialistas nacionais e internacionais sob o tema “Um planeta, uma chance: inovar para um futuro possível”.
Criado pela Subcontroladoria de Governança e Compliance da CGDF, o GovNova DF adota ferramentas de design thinking (abordagem colaborativa para solução de problemas complexos) e gamificação (uso de jogos e dinâmicas de engajamento) para incentivar boas práticas de estratégias ASG — ambiental, social e de governança. O método tem sido aplicado nas consultorias de governança oferecidas aos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), auxiliando na elaboração ágil e prática dos Planos de Ação em Governança.
A nova abordagem já apresentou resultados expressivos em secretarias como Mobilidade, DF Legal e Obras, que receberam a consultoria na versão mais atualizada do modelo.
Durante a oficina apresentada na Enap, a subcontroladora de Governança e Compliance, Cecília Fonseca, destacou o caráter colaborativo da metodologia. “Ensinamos os participantes a aplicar, na prática, três ferramentas voltadas à resolução de desafios de governança. O método é ágil e inspirado em laboratórios de inovação adaptados à realidade do Distrito Federal. Foi um processo de cocriação muito rico, com participantes de várias regiões do país”, afirmou.
A experiência foi elogiada por diversos participantes. A servidora Regina Rufino, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, avaliou: “Foi uma experiência muito positiva. Conseguimos trocar informações, discutir riscos e desafios da administração pública e aplicar ferramentas que ajudam a identificar e resolver problemas de forma colaborativa.”
O chefe da Divisão de Inovação da Escola de Governo do DF, Pedro Lincoln, também destacou a importância prática da oficina. “Usamos ferramentas como a matriz de priorização, que nos permite compreender melhor os problemas e definir soluções mais eficientes. Muitas vezes pensamos na resposta antes de entender o problema, e esse processo muda essa lógica”, observou.
A participação da CGDF reforça o compromisso do Distrito Federal com uma gestão pública mais eficiente, transparente e colaborativa. Em edições anteriores da Semana de Inovação, a Controladoria foi premiada com projetos como o Participa DF, que conquistou o terceiro lugar no 28º Prêmio de Inovação Pública.
Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)
Nenhum comentário