Ambientes Humanizar Kids, criados pelo IgesDF, oferecem acolhimento e brincadeiras em unidades de Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia
|  | 
| Alberto Ruy/IgesDF | 
Crianças que aguardam atendimento nas unidades de pronto atendimento (UPAs) de Sobradinho, São Sebastião, Recanto das Emas e Ceilândia agora contam com um espaço especial para brincar e relaxar. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) inaugurou, nesta quarta-feira (29), os novos Espaços Humanizar Kids, ambientes lúdicos e terapêuticos que tornam o atendimento infantil mais acolhedor e humanizado.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, madrinha do Programa Humanizar, participou da entrega do novo espaço na UPA de Sobradinho. “Todos nós sabemos o quanto a espera é desafiadora, principalmente para as crianças. Por isso, estamos trazendo ambientes cada vez mais humanizados. Brincadeira de criança é coisa séria. Às vezes, essa pode ser a única oportunidade que ela tem de brincar. Transformar esse momento em algo positivo é cuidar da saúde emocional também”, afirmou. “Ontem entregamos a primeira sala do Centro-Oeste adaptada para crianças do espectro autista, no Hospital de Santa Maria. Ver o IgesDF avançando com sensibilidade e estrutura é motivo de orgulho. Humanizar é mais do que um programa, é uma política de amor e respeito às pessoas.”
Os espaços contam com paredes coloridas, brinquedos inclusivos, livros e painéis interativos, projetados para reduzir o estresse e a ansiedade das crianças e acompanhantes durante a espera. O presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, destacou que a iniciativa vai além do entretenimento. “Esses espaços são mais do que brinquedotecas — são uma extensão do cuidado. Nosso objetivo é que a criança se sinta acolhida e que o atendimento médico seja lembrado como um momento de cuidado, não de medo”, afirmou.
Durante a inauguração, as crianças participaram de brincadeiras e receberam brinquedos arrecadados em uma campanha interna com o apoio de colaboradores do Instituto. A operadora de caixa Laís Lira, mãe dos gêmeos Mateu e Heitor, de 2 anos, elogiou a novidade. “Vai ajudar bastante, porque o ambiente hospitalar é estressante para uma criança. Meus filhos estão brincando e se distraindo, e isso deixa tudo mais tranquilo também para quem está esperando o atendimento”, contou.
O primeiro Espaço Humanizar Kids foi inaugurado há dois anos na UPA de Ceilândia I, que inspirou a expansão do projeto. Neste mês dedicado às crianças, o IgesDF entregou os novos ambientes com o apoio de empresas e instituições parceiras que contribuíram com materiais, pintura, mobiliário e decoração infantil.
A iniciativa faz parte do Programa Humanizar, do IgesDF, inspirado na Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. Criado em 2019, o programa atua em hospitais e UPAs do DF, promovendo acolhimento, respeito e cuidado emocional a pacientes e profissionais da saúde.
As novas salas contam com o apoio dos seguintes parceiros:
- UPA Recanto das Emas: Lions Clube
- UPA São Sebastião: Caroline Chiodi Dal Col
- UPA Ceilândia I: Engesoftware
- UPA Sobradinho: Capital Moto Week e SDB Instituto
.jpeg) 
 
 
_1.jpg) 
 
Nenhum comentário