Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

CEB intensifica soldagem de postes para conter furtos de cabos de iluminação no DF

Ação reforça janelas de inspeção com solda em áreas mais afetadas por vandalismo e interrupções no fornecimento


Divulgação/CEB IPes
A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) deu início a uma nova estratégia para coibir furtos de cabos no DF. A empresa está reforçando, por meio de soldagem, as janelas de inspeção dos postes — pontos frequentemente violados por criminosos para acessar e retirar a fiação.

A operação começou pela 706 Norte, uma das áreas que mais registram vandalismo e interrupções no serviço. Segundo a companhia, o procedimento é essencial para reduzir invasões e facilitar o fechamento dos painéis sempre que há intervenções de manutenção para reposição da fiação.

De acordo com o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso, a medida integra um esforço contínuo de proteção da infraestrutura pública. “Estamos lidando com um tipo de crime que se torna cada vez mais organizado e ousado. As soldas nas janelas de inspeção são uma barreira para dificultar a ação dos criminosos”, afirmou.

O cenário preocupa. Somente em 2025, mais de 73 quilômetros de cabos de iluminação pública foram furtados no DF — extensão suficiente para ligar Planaltina à Água Quente e equivalente a mais de 663 campos de futebol alinhados.

O crime também envolve vandalismo de luminárias para facilitar o acesso aos cabos. Em diversas situações, a destruição ocorre poucas horas após a reposição realizada pela CEB. A Asa Norte está entre as regiões mais afetadas, com ocorrências simultâneas que desafiam as equipes de manutenção.

O problema é nacional. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) apontam que mais de 100 toneladas de cabos foram roubadas no país em 2024, causando prejuízo estimado de R$ 26 milhões às distribuidoras. Em resposta, uma lei foi sancionada aumentando as penas para furto, receptação e comercialização desses materiais.

A CEB IPes reforça que conta com o apoio das forças de segurança para combater a cadeia criminosa e orienta a população a colaborar. Informações que ajudem nas investigações podem ser repassadas ao Disque 197 (Polícia Civil). Em casos de flagrante ou suspeita de ação criminosa, a recomendação é ligar para o 190 e registrar boletim de ocorrência.

Nenhum comentário

Campanha