Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Gama adere ao sistema de patinetes elétricos compartilhados e amplia micromobilidade no DF

Cidade passa a contar com 200 equipamentos distribuídos em 350 estações virtuais; serviço já está presente em dez regiões administrativas


Divulgação/Semob
A população do Gama passou a contar, desde este sábado (8), com o serviço de patinetes elétricos compartilhados. A cidade recebeu 200 equipamentos distribuídos em 350 estações virtuais, que podem ser utilizados para deslocamentos curtos e integração com o transporte público. Com a inclusão do Gama, o Distrito Federal chega a dez regiões administrativas atendidas pelo sistema de micromobilidade individual.

A expansão do serviço começou em julho, após o credenciamento oficial da empresa JET, responsável pela operação. Inicialmente, o projeto funcionava em fase experimental no Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste e Águas Claras. Desde então, o sistema foi estendido para o Noroeste, Guará, Taguatinga, Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade (Semob), Zeno Gonçalves, o serviço amplia as opções de deslocamento urbano. “O patinete é um modal importante para a mobilidade urbana, pois facilita a chamada ‘última milha’, conectando o transporte público coletivo ao destino final, seja o trabalho, o comércio ou a residência”, destacou.

No Guará, foram instaladas 260 estações virtuais com 258 patinetes em operação. Taguatinga conta com 71 equipamentos e 192 pontos para retirada e devolução, enquanto o Park Way tem 18 veículos e 12 locais de estacionamento. A Candangolândia dispõe de 22 estações e o Núcleo Bandeirante, de 48 patinetes distribuídos em 75 pontos.

Até o fim de outubro, o sistema contabilizou mais de 949 mil viagens desde o início da operação. O maior número de deslocamentos é registrado no Parque da Cidade, com cerca de 1.900 viagens mensais, seguido pelo Plano Piloto, que soma média de 8 mil viagens por mês. Águas Claras, Sudoeste e Guará também estão entre as regiões com maior utilização.

O lançamento do serviço no Gama ocorreu na estação virtual instalada ao lado do Terminal do BRT, reforçando a integração entre a micromobilidade e o transporte coletivo. A administradora regional, Joseane Feitosa, destacou a praticidade do novo recurso. “Os patinetes estarão em pontos estratégicos, facilitando o deslocamento e a conexão com o transporte público. É mais uma alternativa de mobilidade para os moradores”, afirmou.

O subsecretário de Terminais da Semob, Valdemar Medeiros, lembrou que o Gama possui 36 quilômetros de ciclovias, o que torna a cidade ideal para o uso dos patinetes. “Eles vão contribuir para melhorar a mobilidade e integrar diferentes modais de transporte”, disse.

Entre os primeiros usuários, o militar da Força Nacional André Luiz Melo aprovou a novidade. “Achamos a iniciativa espetacular. Sempre nos perguntávamos por que o Gama não tinha esse serviço, que é tão útil para a população”, comentou após realizar o primeiro passeio.

Nenhum comentário

Campanha