Projeto prevê ciclovia, viadutos, acessos viários e capacidade para cerca de 60 mil veículos por dia
![]() |
| Divulgação/DER-DF |
O GDF lançou o Edital de Concorrência Eletrônica nº 90028/2025 para contratar a empresa responsável pela construção da nova ponte da Barragem do Paranoá e do sistema viário associado sobre a DF-001. O documento foi publicado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), que coordena o processo.
O projeto inclui a execução da ponte principal em balanços sucessivos — técnica em que a estrutura é construída por partes equilibradas entre si — além de ciclovia, obras complementares, três viadutos, acessos viários, drenagem, sinalização e dispositivos de mobilidade e acessibilidade. A estrutura terá 855 metros de extensão e 35 metros de largura, com passagem para pedestres e ciclistas.
O investimento estimado é de R$ 709 milhões, com recursos da Fonte 135. A expectativa é de que cerca de 60 mil veículos utilizem a ponte diariamente após sua conclusão.
A sessão de disputa de preços está marcada para 9 de março de 2026, às 10h. Depois disso, o DER divulgará as empresas habilitadas e, na sequência, anunciará a vencedora da concorrência. Concluída essa etapa, o contrato será assinado e, posteriormente, emitida a ordem de serviço. O trâmite deve levar cerca de 60 dias. Após o início dos trabalhos, o prazo de execução será de 48 meses consecutivos.
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, destacou a importância da obra para o DF. Segundo ele, desde a criação de Brasília, o trecho da DF-001 sobre a barragem funcionava de forma provisória até a construção de uma ponte definitiva. “A ponte trará muito mais segurança para a barragem, além de se tornar um novo ponto turístico para nossa capital federal”, afirmou.

Nenhum comentário