Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Gestores do DF apresentam inovação fiscal em seminário nacional sobre Reforma Tributária

Auditores da Secretaria de Economia mostram sistema tecnológico de fiscalização em trânsito durante encontro do Encat, que discutiu desafios do novo modelo tributário


Divulgação/Seec-DF
Gestores fiscais do Distrito Federal participaram, em Goiânia, da 80ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que teve como tema central o “Novo Ciclo da Tributação”. O evento debateu os desafios e avanços da Reforma Tributária, especialmente no que se refere à modernização tecnológica, à integração entre entes federativos e ao fortalecimento da gestão tributária.

Segundo o secretário-executivo de Fazenda da Secretaria de Economia do DF (Seec-DF), Anderson Roepke, a participação no encontro foi fundamental para alinhar práticas e preparar a transição do modelo atual para o novo sistema. “Fomos trocar experiências para que a transição seja prática e eficiente para todos”, destacou.

O Distrito Federal tem a especificidade de acumular funções de estado e município. Com a Reforma Tributária, o ISS e o ICMS serão substituídos pelos novos tributos IBS e CBS — sendo o IBS iniciado experimentalmente já em janeiro do próximo ano.

Durante o evento, o Encat também serviu como espaço para apresentação de boas práticas, soluções tecnológicas e cases de sucesso. A equipe da Seec-DF apresentou o Sistema Eletrônico de Fiscalização Tributária em Trânsito (Sefit), ferramenta que integra câmeras OCR para leitura de placas, balanças WIM que pesam caminhões em movimento e um aplicativo inteligente que emite alertas fiscais.

Os auditores Hermógenes Boccanera, responsável pelo Sefit, e Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização Tributária, explicaram que a tecnologia permitirá fiscalização em tempo real de mercadorias que entram, saem ou circulam dentro do DF. A expectativa é reduzir a evasão fiscal, aumentar a eficiência da fiscalização, diminuir custos operacionais e fortalecer a justiça fiscal.

Nenhum comentário

Campanha