Auditores da Secretaria de Economia mostram sistema tecnológico de fiscalização em trânsito durante encontro do Encat, que discutiu desafios do novo modelo tributário
![]() |
| Divulgação/Seec-DF |
Gestores fiscais do Distrito Federal participaram, em Goiânia, da 80ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), que teve como tema central o “Novo Ciclo da Tributação”. O evento debateu os desafios e avanços da Reforma Tributária, especialmente no que se refere à modernização tecnológica, à integração entre entes federativos e ao fortalecimento da gestão tributária.
Segundo o secretário-executivo de Fazenda da Secretaria de Economia do DF (Seec-DF), Anderson Roepke, a participação no encontro foi fundamental para alinhar práticas e preparar a transição do modelo atual para o novo sistema. “Fomos trocar experiências para que a transição seja prática e eficiente para todos”, destacou.
O Distrito Federal tem a especificidade de acumular funções de estado e município. Com a Reforma Tributária, o ISS e o ICMS serão substituídos pelos novos tributos IBS e CBS — sendo o IBS iniciado experimentalmente já em janeiro do próximo ano.
Durante o evento, o Encat também serviu como espaço para apresentação de boas práticas, soluções tecnológicas e cases de sucesso. A equipe da Seec-DF apresentou o Sistema Eletrônico de Fiscalização Tributária em Trânsito (Sefit), ferramenta que integra câmeras OCR para leitura de placas, balanças WIM que pesam caminhões em movimento e um aplicativo inteligente que emite alertas fiscais.
Os auditores Hermógenes Boccanera, responsável pelo Sefit, e Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização Tributária, explicaram que a tecnologia permitirá fiscalização em tempo real de mercadorias que entram, saem ou circulam dentro do DF. A expectativa é reduzir a evasão fiscal, aumentar a eficiência da fiscalização, diminuir custos operacionais e fortalecer a justiça fiscal.

Nenhum comentário