Seleção será feita por sorteio e contempla estudantes da rede pública a partir do 6º ano
![]() |
Os centros interescolares de línguas (CILs) do DF estão com inscrições abertas para o próximo semestre letivo. O prazo começou no dia 15 e segue até 9 de janeiro, destinado a estudantes da rede pública de ensino a partir do 6º ano. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
A seleção dos candidatos será feita por sorteio randomizado, por meio do sistema de gestão escolar i-Educar, com o objetivo de garantir isonomia entre os inscritos.
Ao todo, são oferecidas vagas para os cursos de inglês, espanhol, francês, japonês e alemão, distribuídas nas 17 unidades dos CILs em funcionamento no DF. O candidato pode escolher até quatro opções de local e idioma, de acordo com a oferta disponível em cada unidade, sempre em turno contrário ao do ensino regular. O resultado do sorteio será divulgado a partir das 18h do dia 26 de janeiro, e a consulta deverá ser feita pelo próprio estudante, sem envio de comunicado aos contemplados.
De acordo com Érica Martins, diretora de Educação em Tempo Integral da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral da Secretaria de Educação, o número de vagas por unidade pode variar. “Depende da renovação de matrícula dos veteranos, mas a expectativa é de ampla oferta para novos estudantes. Atualmente, os CILs atendem a mais de 55 mil estudantes distribuídos nas 17 instituições, presentes nas 14 coordenações regionais de ensino. Temos alunos do ensino fundamental, ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e membros da comunidade local”, explica.
O período de matrícula dos estudantes selecionados vai de 27 a 30 de janeiro. Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar identidade, CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e declaração de escolaridade atualizada, em original e cópia. No caso de menores de 18 anos, também são exigidos os documentos do responsável. As vagas remanescentes serão posteriormente destinadas à comunidade.
Para Érica Martins, o ensino de idiomas oferecido pelos CILs vai além da sala de aula. “Mais do que um aprendizado em sala de aula, o ensino de idiomas nos CILs representa uma poderosa ferramenta de mobilidade social. Ao disponibilizar gratuitamente cursos de línguas estrangeiras para jovens da rede pública, a Secretaria de Educação contribui para reduzir o abismo de oportunidades no mercado de trabalho”, afirma.
.jpg)
Nenhum comentário