Encerramento do ciclo 2025 marca lançamento de nova exposição e celebra ações que aproximaram ciência e tecnologia da população
![]() |
| Divulgação/Secti-DF |
O Planetário de Brasília recebe, no dia 5 de dezembro, às 19h, a edição especial que encerra a 10ª edição do projeto Ciência na Estrada, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF). A iniciativa, consolidada como referência na democratização do conhecimento científico, oferecerá atividades gratuitas mediante retirada de ingresso pelo Sympla.
O secretário Rafael Vitorino destacou o papel social e educativo do programa, ressaltando sua importância para aproximar a população do universo científico. “O Ciência na Estrada mostra que a ciência se faz perto das pessoas. Quando levamos tecnologia, experimentação e encantamento para dentro das comunidades, despertamos talentos, criamos oportunidades e fortalecemos a educação. O sucesso desta edição comprova que o DF quer e precisa de iniciativas que aproximem a população do futuro”, afirmou.
Ao longo de 2025, o projeto passou por nove regiões administrativas — Ceilândia, Samambaia, Sobradinho, Guará, Santa Maria, Vicente Pires, Brazlândia, Arapoanga e Sol Nascente — alcançando mais de 55 mil participantes com oficinas, experimentos, atividades práticas e ações de divulgação científica. Realizado pela Secti-DF em parceria com o Instituto de Gestão e Execução de Projetos (Igepex), o programa foi criado com o objetivo de despertar a curiosidade científica em crianças, jovens e adultos, especialmente em áreas com menor acesso a atividades tecnológicas estruturadas.
Para encerrar o ciclo de 2025, o evento contará com experiências imersivas, incluindo o Ônibus Viagem Insólita — estrutura que simula uma nave espacial e reúne recursos como realidade virtual 360°, jogos digitais e atividades sensoriais que transformam o aprendizado em aventura. O circuito deste ano também recebeu divulgadores científicos de destaque no país, entre eles Sérgio Sacani (Space Today), Domingos dos Santos, Victor Hespanha, Pedro Pallotta (Space Orbit) e Pido Biologia.
Combinando tecnologia, metodologia interativa e participação comunitária, o Ciência na Estrada ampliou o acesso à cultura científica no DF e aproximou estudantes, educadores e famílias de temas essenciais para o desenvolvimento social e econômico.
Além da programação especial, o público poderá visitar a nova exposição Meteoritos, no primeiro andar do Planetário, complementando a experiência desta edição comemorativa.
.jpg)
Nenhum comentário