Com ampliações realizadas em 2019 e 2023, unidade ganhou novos ambientes, mais capacidade de armazenamento e maior controle sobre a dispensação de medicamentos
![]() |
| Tony Oliveira/Agência Brasília |
As recentes reformas estruturais transformaram o Núcleo de Farmácia do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), aprimorando a organização, o controle e a segurança na distribuição de medicamentos. O processo começa, como explica a chefe do núcleo, Patrícia Souza, pela conferência da prescrição médica, seguida da separação das medicações e da dupla checagem feita pela equipe de enfermagem antes do envio às clínicas.
As melhorias tiveram início em 2019, quando a farmácia ganhou uma sala exclusiva para doses individualizadas. A intervenção ampliou o espaço, renovou o ambiente, instalou azulejos e trouxe novas estantes para facilitar o fracionamento dos remédios e o gerenciamento do estoque. Desde então, o fluxo de trabalho se tornou mais organizado.
A partir das obras executadas pelo GDF, o serviço passou a funcionar em dois ambientes: a sala de doses individualizadas, responsável pela separação dos medicamentos, e o Núcleo de Abastecimento Farmacêutico, que cuida do recebimento, armazenamento, análise de validade e controle de temperatura de remédios e materiais usados em todo o hospital.
“Com o aumento dessa sala, conseguimos ampliar nossa capacidade de armazenamento e atender à demanda que cresceu com os novos leitos pós-covid”, afirma Patrícia. “Hoje sabemos exatamente o que é dispensado para cada clínica e para cada paciente, porque tudo é registrado individualmente.”
A organização também trouxe ganhos para a equipe. Carmem Lúcia dos Santos, que atua na impressão e separação das doses diárias, destaca a mudança: “Antes havia muitas interrupções, e isso aumentava o risco de erro. Agora, com um ambiente reservado e organizado apenas para as doses, é possível trabalhar com mais tranquilidade e agilidade”.
Em 2023, a sala de doses individualizadas foi transferida para um espaço que antes funcionava como depósito. Assim, a área criada em 2019 passou a abrigar o centro de distribuição de materiais e medicamentos, responsável por enviar às clínicas desde itens básicos, como curativos e seringas, até materiais cirúrgicos.
A farmacêutica Viviane Silva, responsável pelos psicotrópicos, afirma que a separação entre estoque e doses individualizadas trouxe mais segurança ao processo. “Ficou mais fácil, porque as doses ficaram separadas do estoque geral. Isso melhora muito o nosso controle, garantindo que o medicamento chegue com segurança ao paciente.”
Segundo Patrícia Souza, o hospital está próximo de inaugurar novas melhorias. “Na próxima semana começa a funcionar o serviço de leito-dia, que vai acelerar a desospitalização. Pacientes que precisam apenas de medicação diária poderão voltar para casa e retornar apenas para receber a dose, aumentando a rotatividade dos leitos e trazendo mais conforto.”
.jpg)
Nenhum comentário