Page Nav

HIDE

CAMPANHA TOPO

Restaurantes comunitários do DF viram referência nacional no combate à fome

Modelo de segurança alimentar do Distrito Federal atrai gestores de outros estados e especialistas da área


Divulgação/Sedes-DF
Os restaurantes comunitários do Distrito Federal têm se consolidado como referência nacional em políticas de segurança alimentar e vêm inspirando gestores de outros estados. Durante a ação Nosso Natal, realizada na última quarta-feira (17), o Restaurante Comunitário do Varjão recebeu representantes de Pernambuco, Santa Catarina, Paraná e do Conselho Federal de Nutrição para a troca de experiências e apresentação de boas práticas adotadas no DF.

A comitiva visitou as instalações e conheceu de perto o funcionamento da unidade, onde foi apresentado o modelo de gestão e de segurança alimentar e nutricional adotado no Distrito Federal, considerado referência para outras políticas públicas no país. O restaurante é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

A secretária-executiva de Segurança Alimentar da Prefeitura do Recife, Márcia Ribeiro, destacou a experiência durante a visita. “É um restaurante com uma estrutura maravilhosa. A gente se inspira muito na experiência dos restaurantes comunitários do Distrito Federal para implantar também essa iniciativa em Recife. Chegamos no dia ideal, ver famílias inteiras tendo a oportunidade de consumir uma comida de Natal é algo fantástico”, afirmou.

A visita a Brasília ocorreu em razão da participação da comitiva no prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Na premiação, o DF foi destaque com duas ações voltadas ao combate à fome e à promoção da segurança alimentar e nutricional.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, o reconhecimento reforça o alcance das políticas públicas adotadas no DF. Segundo ela, o resultado evidencia a liderança do governador Ibaneis Rocha no enfrentamento da fome e valoriza o trabalho desenvolvido pela pasta. “Quando outros estados reconhecem e levam essas ações como referência, temos a certeza de que a população está bem assistida”, afirmou.

Além da visita ao restaurante comunitário, os representantes estiveram no edifício-sede da secretaria para uma reunião na Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan), onde conheceram o programa Cartão Prato Cheio. O benefício atende cerca de 130 mil famílias, com 18 parcelas mensais de R$ 250 destinadas à compra de alimentos, e é considerado referência nacional, tendo contribuído para que o DF alcançasse o primeiro lugar no Selo Betinho de ações de combate à fome.

Nenhum comentário

Campanha