Seleção oferece oportunidades em 11 cursos de graduação e utiliza carta de intenção como critério de avaliação
![]() |
| Divulgação/UnDF |
As vagas remanescentes na Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes seguem abertas. A instituição publicou edital para o preenchimento de 214 vagas em 11 cursos de graduação, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da UnDF até o dia 6 de janeiro de 2026.
Além da ampla concorrência, as vagas também são destinadas a pessoas com 60 anos ou mais e a pessoas em privação de liberdade que estejam em regime aberto, semiaberto ou em livramento condicional no DF. As oportunidades abrangem cursos como matemática, letras — português e inglês —, gestão ambiental, atuação cênica, produção cultural, dança, economia, nutrição, entre outros.
Diferentemente dos processos seletivos tradicionais, os candidatos deverão elaborar uma carta de intenção, que será avaliada conforme critérios previstos no edital, como apresentação pessoal, interesse pelo curso e impacto social e profissional. O modelo do documento está disponível para download no site da universidade e deve ser preenchido e enviado em formato PDF no ato da inscrição.
A carta de intenção tem como objetivo apresentar o perfil do candidato, suas motivações para ingressar no curso escolhido e a disponibilidade para cursar a graduação na UnDF. A avaliação será feita pela Comissão do Processo Seletivo, de acordo com os critérios e pontuações estabelecidos. Cartas que não seguirem as orientações formais poderão ser desconsideradas para fins de avaliação de mérito.
A orientação é que o texto seja elaborado pelo próprio candidato, priorizando uma escrita autêntica e pessoal, alinhada às reais intenções acadêmicas. É recomendada atenção à clareza das ideias e à correção gramatical, sendo permitido apenas o uso de revisão textual, sem a utilização de ferramentas de inteligência artificial para a produção do conteúdo principal.
Para candidatos em privação de liberdade, em regime aberto, semiaberto ou em livramento condicional no Distrito Federal, é exigida a apresentação de alvará de soltura, comprovante de cumprimento de pena ou comprovação de participação em uma das cinco últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).
O cronograma do processo seletivo prevê inscrições até 6 de janeiro de 2026. A análise documental e a avaliação das cartas de intenção ocorrem entre 7 e 16 de janeiro. O resultado da avaliação e a divulgação preliminar da classificação serão publicados em 19 de janeiro, com prazo para recursos nos dias 20 e 21. A classificação final será divulgada em 23 de janeiro. As matrículas on-line da primeira chamada estão previstas para o período de 26 a 30 de janeiro, com chamadas posteriores até 2 de fevereiro. O início das aulas do primeiro semestre de 2026 está marcado para 9 de fevereiro.

Nenhum comentário