Ação da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF levou serviços, saúde, cidadania e lazer à população do Setor O
![]() |
A 67ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão marcou a abertura do calendário de ações de 2026 ao levar uma série de serviços públicos diretamente à população de Ceilândia. Realizada na sexta-feira (12) e no sábado (13), no estacionamento ao lado do CepiI Capim Dourado, no Setor O, a iniciativa reuniu mais de 3 mil pessoas ao longo dos dois dias.
Moradora da expansão do Setor O, a dona de casa Maria Aninha Sousa Viana, de 65 anos, aproveitou o evento para vacinar a gata Maya e o cachorro Bob, além de cadastrá-los para castração. Ao todo, 168 cães e gatos foram inscritos durante a ação, por meio da parceria com a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF), que disponibilizou um trailer para vacinação e serviços de saúde animal. Maria Aninha também levou a neta Maria Sofia, de 8 anos, para participar das atividades infantis, que incluíram pula-pula, quadriciclo e teatro educativo do Detran, além de pipoca e algodão-doce.
O evento também abriu espaço para histórias de novos começos. Arissa Chagas, de 30 anos, e Damon Luiz Gomes, de 26, decidiram se inscrever no Casamento Comunitário após conhecerem o espaço destinado às inscrições da primeira edição de 2026, marcada para 22 de março. Ao lado da filha do casal, Chandu Naiana, Arissa recebeu o pedido de casamento durante a ação e destacou a importância da oportunidade para oficializar a união.
Outro morador que aproveitou a proximidade dos serviços foi o aposentado Gilmar Gomes, de 66 anos. Ele levou o neto Vinicius Gabriel, de 9, para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional na carreta da Polícia Civil e, enquanto a criança participava das atividades do espaço da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, resolveu pendências na carreta do Na Hora e cortou o cabelo com profissionais do programa Voluntariado em Ação.
A saúde também teve destaque na programação. A população teve acesso a exames laboratoriais, avaliações de fisioterapia e atualização do cartão de vacinação, com atendimentos realizados por equipes da Secretaria de Saúde do DF e por profissionais voluntários. A moradora Maria Lucena Silva, de 49 anos, aproveitou para aferir a pressão arterial e realizar o teste de glicose, que apontaram alterações. Para ela, a oferta do serviço próximo de casa facilitou o cuidado com a saúde.
Durante o evento, o GDF Mais Perto do Cidadão também integrou as ações de vacinação promovidas pela Secretaria de Saúde, que disponibilizou atendimento em 20 regiões administrativas no sábado. Entre os atendidos estava David Pereira, de 62 anos, que atualizou o cartão de vacinação, recebeu doses contra hepatite B, difteria e tétano e realizou testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.
Na sexta-feira pela manhã, a programação incluiu ainda a 25ª edição do programa Nasce Uma Estrela, que reuniu mais de 100 participantes em uma capacitação voltada a gestantes. O encontro contou com doulas, técnicos de enfermagem, bombeiros militares e a participação do médico Ricardo Fonseca, conhecido como “superpediatra”. Foram abordados temas como amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros com bebês. Ao final, as participantes receberam bolsas com itens essenciais para recém-nascidos, confeccionadas por pessoas privadas de liberdade capacitadas pela Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap).
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou que levar serviços essenciais e ações de bem-estar para perto das residências fortalece vínculos e garante cidadania. Desde fevereiro de 2023, o programa já ultrapassou a marca de 500 mil atendimentos em todas as regiões administrativas do DF. Somente em 2025, foram realizadas 23 edições, que somaram mais de 160 mil atendimentos.

Nenhum comentário