Mobilização reúne órgãos do DF para ações de prevenção, orientação e vacinação na região
![]() |
| Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF |
O Sol Nascente será palco, no próximo sábado (31), do Dia D de combate à dengue. A região administrativa foi escolhida a partir do cenário epidemiológico da doença no DF e do histórico local, já que esteve entre as áreas mais afetadas durante a epidemia registrada em 2024.
A ação intersetorial de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti contará com a participação da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e da Administração Regional do Sol Nascente.
Durante a mobilização, agentes de Vigilância Ambiental farão visitas domiciliares com foco na educação em saúde, na identificação e na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Também está prevista a manutenção das estações disseminadoras de larvicida instaladas na região, com verificação da presença de larvas. As informações coletadas nessas estações permitem o mapeamento da incidência do mosquito.
As equipes de Saúde da Família também participarão das atividades, realizando visitas domiciliares e orientando a população sobre a busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para quem deseja atualizar a caderneta de vacinação, o Carro da Vacina estará disponível, oferecendo imunizantes do calendário adulto e infantil, com exceção da BCG.
Além das ações de saúde, o Dia D inclui o recolhimento de entulhos e resíduos volumosos espalhados pelo Sol Nascente, contribuindo para a redução de locais favoráveis à proliferação do mosquito.
A SES-DF reforça a importância da colaboração dos moradores, que devem receber as equipes e participar ativamente das ações de combate à dengue.
.jpg)
Nenhum comentário