Secretaria de Educação amplia infraestrutura, entrega novas escolas e fortalece ações de saúde e bem-estar para mais de 448 mil estudantes
![]() |
| André Amendoeira/SEEDF |
A Secretaria de Educação do DF (SEEDF) iniciou nesta quinta-feira (12) o ano letivo de 2026 com a rede pública consolidada e 988 unidades escolares em funcionamento. Desse total, 712 pertencem à rede pública, 77 são conveniadas, 73 são centros de educação da primeira infância (Cepis) e 126 atendem beneficiários do Cartão Creche.
O início das aulas foi marcado por investimentos na infraestrutura, com entrega de escolas reformadas, construção de novas unidades e ampliação de prédios já existentes em diversas regiões administrativas, com o objetivo de melhorar o acesso e qualificar os espaços de aprendizagem.
Entre as novas unidades que começaram a operar neste ano estão o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Jardins Mangueiral, a Escola Classe (EC) 59 de Ceilândia e a EC 401 do Itapoã. Além das novas escolas, outras unidades da rede receberam blocos adicionais de salas de aula, já disponíveis para uso desde o primeiro dia.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou o CEF 01 do Jardins Mangueiral para acompanhar a abertura do ano letivo. “A gente tem feito e continua fazendo muitas entregas bacanas. Esta escola, por exemplo, é um exemplo disso: um projeto arrojado, belo e moderno”, afirmou.
Ela também destacou que a rede inicia 2026 com a nomeação de 3 mil novos professores e sem carência de profissionais. “Mas o importante é que a rede pública começa o ano letivo de 2026 consolidada, com a nomeação de 3 mil novos professores, e estamos com zero carência na rede. Temos ainda a ampliação de programas do ano anterior, como o Pontes para o Mundo, e a implementação de novos, como o Programa de Educação Socioemocional, além do planejamento de outras iniciativas”, complementou.
O retorno às aulas contempla todos os segmentos da rede pública, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Centros Interescolares de Línguas (CILs). Nas creches, o atendimento teve início antecipado na última segunda-feira (9). A expectativa é atender 448.103 estudantes ao longo do ano.
Desde dezembro de 2025, a SEEDF intensificou os preparativos para garantir estrutura adequada, organização pedagógica, alocação de profissionais e continuidade do ensino com qualidade, eficiência e segurança. O planejamento envolveu equipes de diferentes áreas da pasta, que atuaram de forma integrada para assegurar que todas as unidades estivessem prontas para receber alunos e servidores.
Os 3 mil novos professores nomeados para a carreira do Magistério Público já iniciam as atividades neste começo de ano letivo. Eles foram aprovados no concurso regido pelo Edital Normativo nº 31/2022. Ao longo da vigência do certame, a secretaria já convocou, além desses docentes, 5.239 servidores das carreiras de Magistério Público e de Gestão de Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE).
A área de saúde e bem-estar também ganha reforço em 2026. A Diretoria de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante, em parceria com a Assessoria Especial de Cultura de Paz, estruturou projetos voltados à promoção da saúde mental, prevenção de violências e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Em janeiro, as equipes alinharam as ações que serão implementadas nas escolas ao longo do ano, com foco na prevenção de riscos, fortalecimento de vínculos e promoção de ambientes mais seguros e acolhedores. Entre as novidades está o projeto ECA em Movimento, que passa a integrar o conjunto de iniciativas da rede pública, ampliando a educação em direitos e o uso do Estatuto da Criança e do Adolescente como instrumento de cidadania no cotidiano escolar.

Nenhum comentário