Serviços emergenciais seguem no viaduto da EPTG com o Pistão Sul para prevenir novos alagamentos
![]() |
| Divulgação/GDF Presente |
Após as chuvas intensas registradas em Taguatinga neste sábado (7), equipes do GDF foram mobilizadas para monitorar a situação e atender demandas emergenciais na região. As ações se concentraram no viaduto de entroncamento da Estrada Parque Guará (EPTG) com o Pistão Sul (DF-001), onde foram executados serviços de desobstrução, limpeza e manutenção de bocas de lobo e galerias pluviais.
Os trabalhos reúnem esforços do programa GDF Presente e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital, e continuam neste domingo (8). Ao todo, participam da operação 12 profissionais, com o apoio de quatro máquinas, sendo três caminhões desobstruidores e um caminhão-pipa.
De acordo com o chefe do Departamento de Drenagem da Novacap, Lânio Trida, a área é classificada como rodovia e, portanto, está sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do DF. Mesmo assim, após o recebimento da demanda, a equipe da empresa terceirizada pela Novacap foi prontamente acionada. Segundo ele, os trabalhos começaram ainda no sábado e a previsão é de que sejam concluídos nesta segunda-feira (9).
A Novacap utiliza tecnologia específica para a limpeza e desobstrução da rede pluvial em todo o DF, seguindo um cronograma que contempla as regiões administrativas e ações emergenciais durante o período chuvoso. Com os serviços, são retirados resíduos como lixo, areia, terra, folhas e raízes que impedem o escoamento adequado da água, reduzindo o risco de enchentes e alagamentos.
O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Rodrigo Caverna, explicou que a situação foi identificada e rapidamente repassada à Novacap, que acionou a equipe responsável. Segundo ele, a vistoria foi realizada na pista sob o viaduto que dá acesso ao centro de Taguatinga, e a intervenção teve como objetivo evitar novos transtornos à população.
Já o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, destacou que a resposta rápida demonstra a integração entre os órgãos do GDF e o cuidado com a população. Ele reconheceu os transtornos causados pelo acúmulo de água na entrada da cidade e afirmou que, além da Novacap, o DER-DF também foi acionado para acompanhar a situação. Segundo o administrador, a atuação conjunta busca garantir soluções ágeis e minimizar os impactos provocados pelas chuvas.

Nenhum comentário