Governador apresenta resultados econômicos de Minas durante evento que marca retomada dos trabalhos no Congresso
![]() |
| Paulo Vitor Vargas / Digital MG |
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na terça-feira (3/2), em Brasília, da recepção institucional que marcou a abertura do ano legislativo de 2026 da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, em razão da retomada dos trabalhos no Congresso Nacional.
O evento deu início a um novo ciclo de debates e proposições legislativas alinhadas aos princípios do livre mercado, com foco no fortalecimento da economia e na melhoria do ambiente de negócios no país.
Durante a agenda, o chefe do Executivo mineiro destacou iniciativas implementadas ao longo de sua gestão em defesa do livre mercado em Minas Gerais e os resultados econômicos alcançados. Segundo Zema, as medidas adotadas ao longo de quase sete anos à frente do governo contribuíram para ampliar o desenvolvimento e gerar oportunidades no estado.
O governador afirmou que, nesse período, Minas Gerais ultrapassou a marca de um milhão de empregos formais criados e atraiu investimentos privados que somam cerca de R$ 500 bilhões, resultado da adoção de políticas voltadas à liberdade econômica e à atração de empresas.
A Frente Parlamentar pelo Livre Mercado atua como um espaço estratégico de articulação no Legislativo, voltado à promoção de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento econômico, a inovação, a competitividade e a liberdade de empreender.
No âmbito estadual, o programa Minas Livre para Crescer tem sido um dos pilares dessa estratégia. Desde 2019, Minas Gerais atraiu R$ 530,6 bilhões em investimentos privados, distribuídos em mais de 1,2 mil projetos, com potencial de gerar 295 mil empregos diretos e 228 mil indiretos em 340 municípios. No mesmo período, o estado acumulou a criação de cerca de um milhão de vagas com carteira assinada, resultado de ações voltadas à modernização da administração pública e ao estímulo ao setor produtivo.
Ainda em Brasília, Romeu Zema se reuniu com o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Costa, e com a diretoria da entidade. O encontro teve como pauta o desenvolvimento da infraestrutura viária de Minas Gerais e os desafios do setor de transportes nos próximos anos.
Também participaram da reunião os secretários de Estado de Infraestrutura, Transporte e Parcerias, Pedro Bruno, e de Comunicação Social, Bernardo Santos.

Nenhum comentário