Segundo o Governo do Distrito Federal, haverá reajuste de 18% para os servidores públicos a partir de julho deste ano
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sanciona nesta terça-feira (2/5), no Palácio do Buriti, o projeto de lei que reajusta salários de servidores do Distrito Federal.
Como adiantado pela coluna Grande Angular no mês passado, o Governo do Distrito Federal confirmou que haverá reajuste de 18% para os servidores públicos, divididos em três parcelas.
O reajuste será dividido em três parcelas — de 6% cada — e começará a valer em julho deste ano, com pagamento no mês seguinte. Os outros dois aumentos de 6% serão implementados, respectivamente, em julho de 2024 e julho de 2025.
O reajuste de 18% valerá para servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas civis da administração direta, autárquica e fundacional, de forma isonômica.
Promessa de campanha
O aumento para os servidores é uma promessa de campanha do atual chefe do Executivo.
O último reajuste linear foi concedido em 2013, na gestão de Agnelo Queiroz (PT). Após idas e vindas judiciais e administrativas, o aumento só foi integralmente pago em 2022.
A previsão é que o aumento tenha impacto inicial de R$ 1,3 bilhão por ano. Segundo cálculos do GDF, o custo da folha de pagamento do funcionalismo público local, em 2025, deve ser de R$ 5,3 bilhões.
Com informações do Metrópoles - Paulo Toledo Piza, Thalita Vasconcelos, Felipe Torres
Nenhum comentário