Ibaneis afirmou que não vê “motivos” para deputados alterarem a regra de reajuste anual do Fundo Constitucional do DF
Renato Alves/Agência Brasília |
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse, neste sábado (1º/7), estar “muito confiante” de que a Câmara dos Deputados manterá o Fundo Constitucional do DF fora do limite de crescimento do novo marco fiscal, conforme aprovado pelo Senado.
O texto que passou pelo crivo dos senadores será analisado pela Câmara dos Deputados. Nos cálculos do Governo do DF, se for colocado limite para o reajuste anual do FCDF, o Distrito Federal poderá perder até R$ 87 bilhões em 10 anos.
“Existe respeito grande entre as Casas. Estamos trabalhando junto às lideranças. A vice-governadora Celina Leão tem conversado muito com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e com o deputado Cajado, que são do partido dela. E eu não vejo motivo, até pelo valor financeiro que representa essa retirada do Fundo Constitucional, para eles modificarem essa regra. Então, estou muito confiante com isso tudo. Acho que vamos conseguir vencer essa barreira, que irá ajudar muito no desenvolvimento da nossa cidade”, declarou Ibaneis durante evento de inauguração do viaduto na entrada de Sobradinho (DF).
Reajuste
Ibaneis também comentou o envio do projeto de lei que abre espaço no orçamento federal para concessão do reajuste de 18%, em duas parcelas, aos policiais civis, militares e bombeiros do DF.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou o PLN na última quarta-feira (28/6). A matéria será analisada pelo Congresso até 13 de julho, segundo o líder do governo, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).
Ibaneis disse que Lula reconheceu a importância da segurança pública do Dzf e afirmou que os profissionais irão “continuar ajudando a manter a ordem e o Distrito Federal cada vez melhor”.
“Fico feliz e agradecido ao presidente, que teve a sensibilidade de reconhecer a importância das forças de segurança do Distrito Federal. Nós demonstramos, dentro do nosso orçamento, a possibilidade do pagamento desses valores. Eu acredito que esses trabalhadores da segurança pública vão continuar nos ajudando a manter a ordem e o Distrito Federal cada vez melhor”, declarou o governador.
Com informações do Metrópoles - Isadora Teixeira
Nenhum comentário