Esplanada teve vias interditadas para preparativos. Semáforos e meios-fios passaram por manutenção na manhã deste sábado (2/9)
Breno Esaki/Metrópoles |
A Esplanada dos Ministérios está movimentada na manhã deste sábado (2/9) em meio aos preparativos para o desfile de 7/9, Dia da Independência. Parte das vias foi interditada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para o trânsito de veículos.
Funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) refizeram a pinturas do meio-fio no local. Além disso, os semáforos da Esplanada passaram por manutenção.
Também neste sábado, a Presidência da República promove um ensaio do desfile, com a participação da imprensa.
Por volta das 8h, equipes fizeram o trajeto que será percorrido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia. O percurso simulou a passagem do mandatário pela Esplanada ao lado de tropas militares e o discurso na tribuna.
Saiba como será o esquema de segurança na Esplanada
Para o 7 de Setembro deste ano, o governo federal espera um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, onde ocorrerá o tradicional desfile cívico e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB).
O esquema de segurança para o evento será reforçado, com previsão de fechamento de vias, revista aos espectadores e policiamento nos prédios públicos. A circulação de veículos na área ficará bloqueada a partir da próxima quarta-feira (6/9), da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à área incluirão vistorias.
O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos por gradis e policiais.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informou não haver, até o momento, registros de manifestações ou atos públicos agendados para a área central de Brasília na data.
Programação
Previsto para começar às 9h, com a presença de Lula, o evento terá como slogan a frase “Democracia, soberania e união”.
O desfile organizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) terá como conceito quatro eixos temáticos: “Paz e soberania”; “Ciência e tecnologia”; “Saúde e vacinação”; e “Defesa da Amazônia”.
A previsão é que o desfile dure, aproximadamente, duas horas. Haverá execução do Hino Nacional, passagem das tropas das Forças Armadas, apresentação de escolas, participação de servidores do Corpo de Bombeiros e de outros militares, bem como o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça.
Na tribuna de honra do presidente, estarão cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas — Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB).
Após o desfile, o público poderá continuar na Esplanada dos Ministérios e conferir a exposição em homenagem às Forças Armadas, na área externa do Museu Nacional da República, aberto após o fim da parada.
Expediente de servidores
Servidores que trabalham em prédios da Esplanada dos Ministério não terão expediente na quarta, véspera do feriado. A determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), em portaria assinada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
De acordo com a publicação, a determinação se estenderá para órgãos localizados na Esplanada dos Ministérios, para o Palácio do Planalto, e para os respectivos anexos da região.
“Esta portaria se aplica a todos os agentes públicos, inclusive aos estagiários, que exerçam suas atividades presencialmente na Eplanada dos Ministérios. Os agentes públicos que participam do Programa de Gestão e Desempenho na modalidade teletrabalho deverão manter suas atividades normalmente”, consta na portaria.
Com informações do Metrópoles - Rebeca Borges
Nenhum comentário