O fotógrafo Marcio Esteves Cabral foi o primeiro brasileiro da história a vencer o prêmio Epson International Pano Awards
O vencedor do prestigiado prêmio de fotografia Epson International Pano Awards 2023 é o brasiliense Márcio Cabral, 49. O fotógrafo levou a premiação na categoria “VR/360” de fotos panorâmicas, competindo contra mais de mil participantes de 102 países diferentes. Cabral também cravou seu nome na história como o único brasileiro a conquistar este prêmio internacional.
A ideia do brasiliense é mostrar a beleza da Chapada do Veadeiros, um dos principais destinos turísticos dos brasilienses, em um impressionante panorama esférico. Com uma rica biodiversidade, paisagens deslumbrantes e uma vasta área natural de mais de 240 mil hectares, Cabral dá destaque a uma planta muito conhecida do Cerrado brasileiro. Trata-se da Paepalanthus, espécie rara e em extinção. Chamada de Sempre-viva, mas também conhecida popularmente como “chuveirinho”.
O fotógrafo utiliza lâmpadas em meio a escuridão para iluminar as plantas e criar um contraste com o céu escuro. Ao fundo, o fotógrafo consegue destacar a via láctea em um incrível encontro com as colinas do parque ambiental. O panorama que revela as cores e formas de estrelas e nebulosas foi feita através de uma câmera especializada para astrofotografia, que concede melhores detalhes do universo.
Desde 2001, a Chapada dos Veadeiros é considerada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. O cartão-postal histórico do cerrado fica localizado a 220 km de Brasília.
A imagem, que mais parece uma pintura, rendeu ao fotógrafo um prêmio em dinheiro no valor de US$ 2.700 (R$ 13,8 mil).
A fotografia foi produzida em junho, deste ano.
Sobre o prêmio
A premiação Epson International Pano Awards criada em 2009 pelo fotógrafo de paisagem australiano David Evans, tem como objetivo reconhecer e premiar fotografias panorâmicas. Segundo a organização, este grande investimento é importante para dar destaque a este nicho que não é valorizado da forma que deve.
Sobre o fotógrafo
Marcio Cabral é geógrafo por formação, mas começou a fotografar profissionalmente em 1999. Ele se especializou em fotos de paisagem e virou um grande destaque nesta vertente ao longo dos anos. É considerado o fotógrafo brasileiro mais premiado em competições internacionais. O brasiliense também coleciona três prêmios no Guinness World Record Holder.
O fotógrafo celebrou a conquista em seu perfil oficial do Instagram. Marcio conta que esta conquista marca a primeira vez que ele alcança o primeiro lugar em uma categoria. E segundo ele, significou significou este momento como “muito especial”.
“Os resultados do prestigioso EIPA – @panoawards 2023, a maior competição da fotografia panorâmica mundial, foram recentemente anunciados. Com grande orgulho, compartilho que a minha obra-prima, “Pandora 360º”, produzida em uma noite deslumbrante na Chapada dos Veadeiros, foi agraciada com o primeiro lugar na categoria VR.
No Instagram, Márcio fez um agradecimento ao prêmio, que descreve como uma “honra inestimável”.
“Este reconhecimento tem um significado muito especial para mim. Ser coroado como o Fotógrafo VR do Ano neste concurso, no qual tenho participado com dedicação por mais de uma década, é uma honra inestimável. O EIPA sempre ocupou um lugar especial como um dos meus concursos favoritos. Ao longo dos anos, tive a satisfação de receber vários prêmios e também tive a honra de fazer parte do júri nas categorias VR e Open em duas edições. Esta conquista marca a primeira vez que alcanço o primeiro lugar em uma categoria. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os jurados, organizadores e patrocinadores deste evento extraordinário que celebra e reconhece a arte da fotografia panorâmica em escala global. Muito obrigado!”, escreveu o fotógrafo na rede social.
Com informações do Metrópoles - Caio Figueiredo
Nenhum comentário