Page Nav

HIDE
");});

Publicidade(TOPO)

Publicidade

Crianças e adolescentes de 6 e 16 anos começam a ser vacinados contra a dengue

Distrito Federal já aplicou mais de 54 mil doses desde o início da imunização, em 9 de fevereiro


Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
O anúncio do Governo do Distrito Federal (GDF) da ampliação da faixa etária da vacina da dengue para 6 a 16 anos fez com que muitas famílias levassem os filhos para receber a primeira dose do imunizante. Anteriormente, a autorização era para o público de 10 a 14 anos.

É o caso da servidora pública Aline Alves, que foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul para levar os gêmeos Oliver e Maya, de 8 anos, para a vacinação.

“Todo mundo está com medo da dengue. Estava aguardando a liberação e vim logo”, conta a moradora da Asa Norte. Embora tenham medo de agulha, os filhos de Aline aguardavam a vez ansiosamente. “Dói, mas é bom tomar a vacina”, disse Oliver Alves.

Na mesma UBS, a pequena Luiza Soares, 8 anos, segurou bravamente o choro. “Foi bom. Doeu um pouco, mas consegui não chorar”, afirmou. A mãe da garotinha, a estatística Aretha Soares, 37 anos, moradora do Mangueiral, disse que se sente aliviada com a ampliação da vacinação a partir desta quinta-feira (18). “Caso pegue, pelo menos será mais brando”, disse, ao se referir aos sintomas da doença.


Aline Alves levou os filhos para vacinar: “Estava aguardando a liberação e vim logo” | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

A vacinação foi aproveitada tanto pelo público com menos de 10 anos quanto para os que têm mais de 14 anos. O estudante Gabriel Enrique Sampaio Carneiro, 15 anos, morador do Sudoeste, garantiu que não sentiu nada ao tomar a vacina. “Fico mais tranquilo porque dizem que os sintomas são muito ruins”, conta.

Essas e outras famílias atenderam ao chamado do GDF feito logo pela manhã quando o governador Ibaneis Rocha e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, anunciaram a chegada de mais 12 mil doses do imunizante contra a dengue. “Nossas UBSs têm a vacina Qdenga. Ontem, o DF recebeu mais 12 mil doses contra a dengue”, disse a secretária durante evento de lançamento da obra do Hospital do Recanto das Emas (HRE), onde fez o anúncio.

HCB apresenta estudos sobre a vacina da dengue em fórum sobre imunização
HCB apresenta estudos sobre a vacina da dengue em fórum sobre imunização
Programa levou mais de 130 mil doses de vacina ao ambiente escolar em 2023
Programa levou mais de 130 mil doses de vacina ao ambiente escolar em 2023
Vacina contra dengue disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos
Vacina contra dengue disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos
O DF foi uma das primeiras unidades da Federação a iniciar a vacinação e até o momento já aplicou mais de 54 mil doses da vacina.

Imunização


A Secretaria de Saúde segue a orientação do Ministério da Saúde para a imunização. Pais ou responsáveis devem apresentar documento de identidade e a caderneta de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha tido dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se ocorrer no intervalo do esquema vacinal, deve-se aguardar 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Para informações sobre locais de vacinação, horários e demais orientações, basta acessar o site da SES Vacinação contra a dengue.

Com informações da Agência Brasília -  Ana Paula Siqueira

Nenhum comentário

Campanha