Documento unificado com CPF já está disponível em todas as regiões administrativas e facilita o acesso a serviços públicos e privados
![]() |
Divulgação |
Desde a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o Distrito Federal já emitiu mais de 590 mil documentos. A versão atual do RG traz como principal mudança a unificação do número de registro ao CPF, tornando o documento mais seguro e válido em todo o território nacional.
Segundo a Polícia Civil do DF (PCDF), responsável pela emissão, o serviço está disponível nas 35 unidades da Receita Federal, nas 13 unidades do Na Hora e nos postos da Polícia Civil, com agendamento prévio pelo site oficial.
A diretora do Instituto de Identificação da PCDF, delegada Danúbia Quadros, destacou a importância do novo modelo. “A CIN padroniza o número de identificação em todo o país e traz mais segurança contra fraudes. Além disso, facilita o acesso a serviços públicos e privados”, explicou.
O documento físico segue com as versões em papel e policarbonato (semelhante a um cartão), e também pode ser acessado digitalmente pelo aplicativo GOV.BR. A primeira via da nova identidade continua gratuita.
Além do CPF como número único, a CIN inclui elementos de segurança como QR Code e um código de barras bidimensional, facilitando a verificação da autenticidade.
A adoção da nova carteira atende à Lei nº 14.534/23, que estabelece o CPF como identificador único do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
Com informações de Agência Brasília.
Nenhum comentário