Page Nav

HIDE

Banner TOPO

GDF lança pioneira política de saúde mental no trabalho para servidores públicos

Iniciativa inédita no Brasil tem foco na promoção do bem-estar psicológico e prevenção de adoecimentos entre os profissionais do serviço público do DF


Divulgação/Seec-DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta segunda-feira (8), a primeira política estadual do país voltada à saúde mental no ambiente de trabalho para servidores públicos. A iniciativa, considerada pioneira no Brasil, busca fortalecer ações de promoção do bem-estar psicológico, prevenção ao adoecimento mental e suporte contínuo aos profissionais que atuam no serviço público distrital.

A Política de Saúde Mental no Trabalho dos Servidores do GDF foi lançada durante evento no Palácio do Buriti e terá como base quatro eixos estratégicos: promoção da saúde e do bem-estar, prevenção de agravos, cuidado com a saúde mental e apoio institucional. A intenção é promover um ambiente organizacional mais saudável, garantindo melhores condições emocionais e psicológicas para os trabalhadores.

Entre as ações previstas estão capacitações, acompanhamento psicossocial, campanhas educativas e a implantação de um Comitê Gestor Interinstitucional. Essa instância será responsável por monitorar a execução das diretrizes da política e propor melhorias contínuas.

A secretária de Economia do DF, Neyde Lemos, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de valorização dos servidores: “Estamos dando um passo importante para garantir que quem cuida da população também seja cuidado”.

A elaboração da política contou com a participação de diversos órgãos e entidades representativas dos trabalhadores. O projeto também está alinhado com diretrizes nacionais e internacionais sobre saúde mental e qualidade de vida no trabalho, como as da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com essa ação, o DF se posiciona como referência no cuidado com a saúde mental no setor público, reforçando o compromisso com uma gestão mais humana e eficiente.

Com informações de Agência Brasília.

Nenhum comentário

Campanha