Page Nav

HIDE

Banner TOPO

BANNER MEIO DA PÁGINA

GDF lança pioneira política de saúde mental no trabalho para servidores públicos

Iniciativa inédita no Brasil tem foco na promoção do bem-estar psicológico e prevenção de adoecimentos entre os profissionais do serviço público do DF


Divulgação/Seec-DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou, nesta segunda-feira (8), a primeira política estadual do país voltada à saúde mental no ambiente de trabalho para servidores públicos. A iniciativa, considerada pioneira no Brasil, busca fortalecer ações de promoção do bem-estar psicológico, prevenção ao adoecimento mental e suporte contínuo aos profissionais que atuam no serviço público distrital.

A Política de Saúde Mental no Trabalho dos Servidores do GDF foi lançada durante evento no Palácio do Buriti e terá como base quatro eixos estratégicos: promoção da saúde e do bem-estar, prevenção de agravos, cuidado com a saúde mental e apoio institucional. A intenção é promover um ambiente organizacional mais saudável, garantindo melhores condições emocionais e psicológicas para os trabalhadores.

Entre as ações previstas estão capacitações, acompanhamento psicossocial, campanhas educativas e a implantação de um Comitê Gestor Interinstitucional. Essa instância será responsável por monitorar a execução das diretrizes da política e propor melhorias contínuas.

A secretária de Economia do DF, Neyde Lemos, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de valorização dos servidores: “Estamos dando um passo importante para garantir que quem cuida da população também seja cuidado”.

A elaboração da política contou com a participação de diversos órgãos e entidades representativas dos trabalhadores. O projeto também está alinhado com diretrizes nacionais e internacionais sobre saúde mental e qualidade de vida no trabalho, como as da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com essa ação, o DF se posiciona como referência no cuidado com a saúde mental no setor público, reforçando o compromisso com uma gestão mais humana e eficiente.

Com informações de Agência Brasília.

Nenhum comentário

Campanha