Procedimentos imediatos e canais de denúncia são essenciais para agilizar as buscas e garantir maior eficácia nas investigações
![]() |
Matheus H. Souza/Agência Brasília |
O Governo do Distrito Federal (GDF) reforça a importância de agir rapidamente em casos de desaparecimento de pessoas. Diferentemente do que muitos pensam, não é necessário aguardar 24 horas para registrar um desaparecimento — quanto antes for feita a notificação, maiores são as chances de localizar a pessoa.
A orientação é que, assim que for percebido o sumiço de alguém, familiares ou amigos procurem imediatamente uma delegacia da Polícia Civil ou acessem a Delegacia Eletrônica pelo site www.pcdf.df.gov.br para registrar o boletim de ocorrência.
Além disso, é possível acionar o canal de denúncias 197, da Polícia Civil, para fornecer informações. É essencial reunir o máximo de dados possíveis, como nome completo, data de nascimento, características físicas, roupas usadas no momento do desaparecimento, fotos recentes e, se possível, última localização conhecida.
A divulgação da imagem da pessoa desaparecida nas redes sociais e grupos comunitários também pode ajudar. No entanto, o GDF destaca que essa divulgação deve sempre ser feita com responsabilidade, respeitando a privacidade da pessoa e da família.
A Polícia Civil do DF conta ainda com a Seção de Localização de Pessoas Desaparecidas (Seloped), vinculada à Coordenação de Repressão a Homicídios e à Proteção à Pessoa (CHPP), que atua diretamente nos casos registrados.
Com informações de Agência Brasília.
Nenhum comentário