Page Nav

HIDE

Banner TOPO

Nova lei aumenta punição para furto de cabos da iluminação pública no DF

Sanção do GDF visa coibir crimes que causam prejuízos à população e danos ao patrimônio público


Divulgação/CEB IPes
O Governo do Distrito Federal (GDF) sancionou uma nova lei que endurece as penalidades para quem for flagrado furtando cabos da rede de iluminação pública. A medida tem como objetivo combater esse tipo de crime que, além de comprometer a segurança da população, gera altos custos para os cofres públicos com reposição e manutenção.

A nova legislação prevê a responsabilização dos infratores, inclusive com a obrigação de ressarcir financeiramente os danos causados ao patrimônio público. Segundo o texto, empresas que comprarem materiais de procedência duvidosa também poderão ser penalizadas.

O governador Ibaneis Rocha destacou que o furto de cabos afeta diretamente a qualidade de vida da população. “É um crime que prejudica a segurança de todos e impacta serviços essenciais. Com essa nova lei, damos um passo importante para coibir essas práticas e responsabilizar os culpados”, afirmou.

A legislação também reforça a necessidade de atuação conjunta entre os órgãos de segurança pública, empresas fornecedoras de energia e a população, para que casos suspeitos sejam denunciados e investigados com agilidade.

Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 80 quilômetros de cabos foram furtados no DF, afetando principalmente vias públicas, parques e equipamentos urbanos. O prejuízo ultrapassa os R$ 3 milhões.

Com informações de Agência Brasília

Nenhum comentário

Campanha