Iniciativa promove inclusão ao qualificar agentes culturais para eliminar barreiras em eventos e espaços artísticos
![]() |
Divulgação/Coletivo Maleta |
Um projeto patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) está formando profissionais da cultura em 13 estados e no Distrito Federal com foco em acessibilidade cultural. A proposta busca eliminar barreiras que dificultam a participação de pessoas com deficiência em atividades culturais, promovendo um ambiente mais inclusivo e acessível.
A capacitação inclui módulos como audiodescrição, braille, Libras, fotografia inclusiva, acessibilidade técnica e mediação em exposições. Os participantes também aprendem a adaptar conteúdos e espaços culturais para atender públicos com deficiência visual, auditiva, física e intelectual.
Voltado para professores, produtores culturais, agentes de museus e instituições culturais, o projeto contribui para a criação de uma rede de profissionais preparados para implementar práticas inclusivas em diferentes formatos e linguagens artísticas.
Além da formação técnica, o projeto estimula reflexões sobre o papel da cultura na promoção de direitos e inclusão, incentivando a construção de políticas públicas mais justas e igualitárias.
As aulas são presenciais e online, com turmas reduzidas para garantir a qualidade do ensino. A ação conta com parcerias de instituições reconhecidas no campo da inclusão, fortalecendo o impacto social da proposta.
Com informações da Agência Brasília
Nenhum comentário