Método contraceptivo gratuito oferecido pelo SUS pode ser acessado por mulheres mediante avaliação médica nas UBSs da capital
![]() |
Matheus H. Souza/Agência Brasília |
O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, um dos métodos contraceptivos mais eficazes e duradouros, está disponível gratuitamente em 135 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal. O serviço é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte das ações de planejamento reprodutivo e saúde da mulher.
A inserção do DIU deve ser precedida por consulta médica ou com profissional de enfermagem, quando será avaliada a indicação do método e agendado o procedimento. As unidades que realizam o serviço estão distribuídas por todo o DF, facilitando o acesso das usuárias.
O DIU de cobre é um método não hormonal, com eficácia de até dez anos, e tem se destacado como uma alternativa segura e acessível para mulheres que desejam evitar a gravidez a longo prazo. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), apenas em 2024, mais de 7,5 mil dispositivos já foram distribuídos na rede pública.
A lista completa das UBSs que oferecem a inserção do DIU está disponível no site da Secretaria de Saúde. A orientação é que as interessadas procurem a unidade mais próxima para informações e agendamento.
Com informações de Agência Brasília
Nenhum comentário