Iniciativa da Sejus-DF já beneficiou mais de 10 mil idosos e amplia rede de cuidado, bem-estar e inclusão em 17 regiões administrativas
![]() |
Jhonatan Vieira/Sejus-DF |
O programa Viver 60+, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), segue em expansão e inaugurou três novos núcleos neste mês. A Estrutural recebeu sua primeira unidade na última terça-feira (9), em evento que reuniu mais de 150 pessoas. Já Ceilândia, que agora conta com quatro polos, e o Riacho Fundo II, com duas unidades, também tiveram novas entregas nas últimas semanas.
Criado em 2024 e transformado em política permanente de governo em maio de 2025, o programa já alcançou mais de 10 mil idosos em 26 núcleos distribuídos por 17 regiões administrativas. O Viver 60+ oferece gratuitamente atividades físicas (dança, alongamento e ginástica), oficinas de inclusão digital, jardinagem, rodas de conversa, passeios culturais, atendimento em saúde e ações de socialização, promovendo bem-estar, qualidade de vida e fortalecimento dos vínculos sociais.
Voz da comunidade
Moradora da Estrutural, Isolina Maia, 71 anos, celebrou a inauguração da nova unidade próxima de sua casa.
“Participo do programa desde o ano passado e adoro o Viver 60+. Já fui a caminhadas, passeios ao Zoológico e ao cinema. Antes precisava me deslocar até Ceilândia. Agora vou ter tudo isso perto de casa”, contou.
Ela destacou os benefícios das atividades: “As aulas de dança, alongamento e a fisioterapia me ajudaram a andar melhor e me sentir mais saudável. Essa ampliação será muito importante para todos nós”.
Expansão e novos serviços
Com a ampliação, a Sejus-DF firmou parcerias com organizações da sociedade civil, como o Instituto Latino-Americano de Educação para a Segurança (Ilaes), que gerencia seis polos (Asa Norte, São Sebastião, Itapoã, Samambaia, Recanto das Emas e Ceilândia). Essa atuação possibilita a oferta de serviços especializados, incluindo fisioterapia e atendimento psicológico, além das atividades de convivência e lazer.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou o impacto da iniciativa:
“Com a inauguração dessas três unidades, vamos alcançar ainda mais pessoas, fortalecendo vínculos, trazendo dignidade e cuidando não só da saúde física, mas também da mente de pessoas idosas e seus familiares”.
Envelhecimento ativo no DF
Coordenado pela Subsecretaria de Políticas para o Idoso (Subidoso/Sejus), o Viver 60+ tem como pilares a saúde, a cultura e o bem-estar. Atualmente, o programa está presente em localidades como 26 de Setembro, Água Quente, Ceilândia, Estrutural, Guará II, Itapoã, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Taguatinga, entre outras.
Além dos núcleos fixos, o programa promove ações itinerantes que incluem passeios ao Zoológico e a pontos turísticos do DF, oficinas de jardinagem e prevenção de quedas, entrega de óculos de grau, atividades em praças públicas, bailes e eventos culturais, reforçando a convivência comunitária e o envelhecimento ativo.
Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)
Nenhum comentário