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Projeto Gamifica leva cursos de criação de jogos digitais a escolas públicas do DF

Iniciativa da Secti-DF forma mais de 1,2 mil estudantes em programação, design e marketing com foco em empreendedorismo e inclusão


Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
O projeto Gamifica, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), está capacitando estudantes de escolas públicas em áreas ligadas à tecnologia e à indústria de jogos eletrônicos. A primeira edição, que será concluída em outubro, abriu 1.250 vagas em cinco polos e oferece formação em programação, design e marketing.

Com duração de sete meses, o curso abrange desde noções básicas de informática até a criação de personagens, cenários e estratégias de divulgação. Ao final, os alunos recebem um minicomputador montado a partir de equipamentos TV Box doados pela Receita Federal, com acesso a todos os programas necessários para continuar aprendendo.

A proposta é estimular o empreendedorismo e preparar jovens para o mercado digital, mostrando que os jogos podem ir além do lazer e se transformar em oportunidades de profissionalização em diferentes áreas. O Gamifica funciona no CEM 1 do Guará, no CED Incra 8 em Brazlândia, nos CED 14 e 16 em Ceilândia e no Centro Educacional do Lago.

Com foco em estudantes a partir dos 13 anos, grande parte em situação de vulnerabilidade social, o projeto garante transporte e alimentação para facilitar a permanência. As vagas costumam ser preenchidas rapidamente, reflexo do interesse pelo tema e do impacto do curso na formação acadêmica e profissional.

Desde fevereiro de 2024, o programa tem despertado talentos, ampliado o acesso à tecnologia e se consolidado como uma ferramenta de inclusão social, preparando uma nova geração de jovens criadores no Distrito Federal.

Com informações da Agência Brasília

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