Genival Ribeiro, que perdeu a visão em um acidente, encontrou no esporte uma nova forma de superação e hoje compete em provas de longa distância ao lado de seu guia
![]() |
| Divulgação/Novacap |
O servidor da Novacap Genival Ribeiro, de 57 anos, transformou uma tragédia em combustível para uma história de superação. Após perder a visão em um acidente automobilístico aos 22 anos, ele voltou ao esporte e hoje participa de provas ciclísticas exigentes em parceria com o colega de trabalho Silomar Rodrigues de Matos, que atua como guia. Juntos, a dupla ganhou o apelido de “Didi e Zaca”, em referência aos personagens dos Trapalhões.
Genival já tinha experiência com corrida e ciclismo antes de perder a visão, mas precisou recomeçar. Desde novembro de 2023, treina regularmente com Silomar, em uma bicicleta do tipo tandem. Recentemente, participaram da Prova Rota 66, em Valparaíso (GO), percorrendo 160 km em sete horas, com velocidade máxima de 70,6 km/h. O próximo desafio será o Festival Pedal sem Fronteira, em outubro, com percurso de 100 km em Luziânia (GO).
A rotina é intensa: Genival acorda às 3h, faz musculação, corre de 10 a 12 km e, após o expediente na Novacap, pedala de 50 a 60 km em treinos que chegam a quatro vezes por semana. Quinzenalmente, encara trajetos superiores a 100 km.
Além das provas de ciclismo, a dupla já participou de eventos como o 7º Desafio do Engenheiro de MTB, o Brevet Vale Perdido e o Bike Camp 2024, na Torre de TV, no qual conquistaram o 2º lugar entre atletas com deficiência visual.
O equipamento utilizado, porém, limita a performance: a bicicleta atual pesa 30 kg e exige manutenções constantes. Para melhorar o rendimento, Didi e Zaca sonham com uma bike aro 29, mais leve e moderna, cujo valor varia entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. Para isso, lançaram uma vaquinha virtual. Doações podem ser feitas via Pix para o e-mail silomatos33@gmail.com
(Banco do Brasil, em nome de Silomar Rodrigues de Matos).
Quem quiser acompanhar a trajetória da dupla pode seguir o perfil no Instagram @olhospra2 ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (61) 98661-1508.
Com informações da Novacap

Nenhum comentário