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DF consolida segunda maior malha cicloviária do país e investe em mais 300 km de rotas seguras para ciclistas

Com 727 km de ciclovias já implantadas, o GDF amplia investimentos para integrar transporte público e mobilidade ativa por meio do programa Vai de Bike


Tony Oliveira/Agência Brasília
O Distrito Federal alcançou a segunda maior malha cicloviária do país, com 727 quilômetros de extensão distribuídos em 32 regiões administrativas. O número representa um crescimento de 55% em relação a 2018, quando a capital contava com 466,6 km de ciclovias. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a meta é superar a marca de mil quilômetros em breve, impulsionada pelo programa Vai de Bike, que prevê a construção de mais 300 km de rotas seguras e confortáveis para ciclistas e pedestres.

Para o servidor público Jaime Alves Pereira, 58 anos, morador do Riacho Fundo II, a expansão da malha cicloviária tem impacto direto na qualidade de vida. “O melhor transporte que tem é esse, é o único que te dá liberdade, além de ser sustentável. Com a bicicleta, dá para trabalhar a parte mental e física, e significa menos gente doente indo ao hospital. O governo está fazendo a coisa certa. Quanto mais ciclovia, melhor”, afirma ele, que pedala cerca de 150 km por semana entre o Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Transporte, Zeno Gonçalves, o GDF está comprometido em promover a mobilidade ativa. “Falar em ciclismo é falar em saúde e sustentabilidade. Brasília já é referência em qualidade de vida e, com a ampliação da malha cicloviária, vamos consolidar a capital como a cidade com mais acesso e conexões por ciclovias no país”, destaca.

O programa Vai de Bike, lançado em 2023, reúne diversas secretarias do Executivo local. Além da ampliação das ciclovias, prevê a instalação de mais de 3 mil paraciclos e a reforma de trechos já existentes. A licitação para os novos equipamentos foi publicada em fevereiro deste ano, com investimento superior a R$ 2,7 milhões.

Obras em andamento

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) executa uma série de intervenções que somam cerca de 40 km de novas travessias, com investimento de R$ 8 milhões. Entre as principais obras está a ciclovia da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), com 9 km de extensão interligando Taguatinga, Riacho Fundo, Arniqueira, Núcleo Bandeirante e Candangolândia.

Na Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), são 4 km de percurso entre o posto de combustíveis Melhor e o shopping Gilberto Salomão. “Esse trecho já está pavimentado e estamos finalizando os meios-fios e a sinalização para garantir acessibilidade ao ciclista”, explica Jarbas Silva, diretor do 3º Distrito Rodoviário.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) também integra o esforço. No projeto de ampliação da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), com investimento de R$ 160 milhões, está prevista a construção de 7,5 km de ciclovia ao longo dos 6 km da via, conectando o viaduto da Epia ao Eixo Monumental. “A ideia é integrar o transporte coletivo ao transporte ativo, favorecendo tanto ciclistas quanto pedestres”, detalha o engenheiro Bruno Almeida. Outras obras incluem a duplicação da via Guará-Bandeirante, com rota de 3,5 km, e um novo trecho na região da Superquadra Park Sul, com 1,5 km.

Integração com o transporte público


O GDF também aposta na integração entre a bicicleta e o transporte coletivo. Desde 2021, o DF conta com sistemas compartilhados de bikes, e, desde janeiro deste ano, de patinetes elétricos — ambos operados por aplicativo. Além disso, o programa Vai de Graça garante transporte gratuito em ônibus e metrô aos domingos e feriados, e a frota de ônibus foi renovada com 2.831 novos veículos. O metrô também ampliou o horário de funcionamento aos domingos, com embarques até as 21h30.

Outra medida foi a ampliação do Transporte de Vizinhança (zebrinha), que hoje atende 13 regiões administrativas, incluindo Águas Claras, Ceilândia, Cruzeiro, Lago Sul, Paranoá, Plano Piloto, São Sebastião, Sudoeste/Octogonal, Taguatinga, Vicente Pires e Park Way.

O planejamento completo de ciclomobilidade do DF está disponível no site da Semob-DF, que detalha rotas, obras em andamento e projetos futuros voltados para a integração entre mobilidade sustentável e qualidade de vida.

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