Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

CEB IPes testa soldagem com fibra de vidro para evitar furtos em postes de iluminação

Material isolante e resistente está sendo aplicado em caixas de acesso da 708 Norte e deve ser expandido para outras regiões do DF


Divulgação/CEB IPes
A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes) iniciou o uso de fibra de vidro na vedação das janelas de inspeção dos postes de iluminação pública. O teste experimental, realizado na 708 Norte, tem como objetivo reforçar a segurança das instalações e reduzir furtos e atos de vandalismo, que causam prejuízos recorrentes em várias regiões do Distrito Federal.

A soldagem com fibra de vidro oferece alta resistência e durabilidade, mesmo sob exposição ao sol, chuva e variações de temperatura. O material também é isolante elétrico e térmico, resistente à corrosão e dificulta o acesso aos fios de cobre, alvos frequentes de criminosos.

Segundo o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso Machado, o teste está sendo realizado em áreas com maior incidência de furtos de cabos. “Estamos avaliando o desempenho do material e a aceitação em campo. Se for bem-sucedido, a ideia é expandir gradualmente o uso para outras regiões do DF, especialmente onde o furto de cabos tem impacto frequente na iluminação”, explicou.

A expectativa é que a nova técnica reduza custos de manutenção e garanta mais eficiência na prestação do serviço público. Atualmente, as equipes precisam refazer serviços repetidas vezes em locais afetados por furtos, o que sobrecarrega as operações e retarda o atendimento em outras áreas.

Além do uso da fibra de vidro, a CEB IPes realiza mutirões de manutenção para repor cabos furtados e está elaborando uma ação concentrada de soldagem das caixas de inspeção, principalmente na Asa Norte, onde há maior número de ocorrências. A companhia também vem substituindo a fiação de cobre por alumínio, medida que visa desestimular furtos e garantir maior durabilidade aos equipamentos.

Nenhum comentário

Campanha