Levantamento da Secretaria de Economia mostra que elas são maioria tanto no funcionalismo quanto entre os aprovados nos últimos concursos públicos
![]() |
| Divulgação/Seec-DF |
As mulheres representam 66% da força de trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF), segundo levantamento da Secretaria de Economia (Seec-DF). O órgão contabiliza 76.207 servidores efetivos, todos aprovados em concurso público. Desse total, 50.095 são mulheres e 26.112 homens.
Entre os servidores, 23.545 fazem parte da carreira de magistério público e 52.662 atuam nas demais áreas do funcionalismo. Para o secretário-executivo de Gestão Administrativa da Seec-DF, Ângelo Roncalli, a predominância feminina traz impactos positivos à gestão pública, por reforçar valores como empatia, sensibilidade social e compromisso com a equidade.
A trajetória de servidoras como Maria Francisca Lira Aragão, de 70 anos, ilustra a importância dessa presença feminina. Com 47 anos de serviço público, ela iniciou a carreira no antigo Departamento de Turismo, atual Secretaria de Turismo (Setur-DF), e hoje atua na Agência da Receita do DF, na Asa Norte. Mesmo já tendo direito à aposentadoria, Maria Francisca continua em atividade. “Amo o que faço e vejo aqui como a minha casa. Nós, servidores, temos que ter consciência de que estamos aqui para atender bem o público”, afirma.
Nos últimos quatro anos, as mulheres também foram maioria entre os nomeados em concursos públicos. Dos 11.731 novos servidores efetivos, 7.908 são mulheres e 3.823 homens. Desses, 3.758 (32%) ingressaram na carreira de magistério, enquanto 7.973 (68%) assumiram cargos em outras áreas do GDF.
Entre as novas servidoras está Daniele Amorim, orientadora educacional, que foi efetivada em 2024 após sete anos como temporária. “É significativo pensar que hoje as mulheres são maioria; isso mostra nossa luta, resistência e força”, destacou.
.jpg)
Nenhum comentário