Cepi Cajuzinho do Cerrado recebeu investimento de R$ 5,5 milhões e atenderá 188 crianças em período integral
![]() |
| Renato Alves/Agência Brasília |
O GDF inaugurou, nesta terça-feira (28), o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Cajuzinho do Cerrado, a terceira creche pública do Sol Nascente/Pôr do Sol. A unidade, construída com investimento de R$ 5,5 milhões, tem capacidade para atender 188 crianças de 4 meses a 3 anos em tempo integral.
Com área total de 1.311 m², o espaço conta com dez salas de aula, refeitório, áreas de lazer e infraestrutura moderna. A construção foi executada pela empresa Ideal Service Planejamento Construções e Projetos Ltda, sob fiscalização da Novacap, com recursos do FNDE e contrapartida do GDF.
Durante a inauguração, o governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso com a expansão da rede de ensino infantil. “Nosso compromisso é garantir vaga para todas as crianças, especialmente nas regiões de maior vulnerabilidade. Quando assumimos, o Sol Nascente não tinha nenhuma creche. Hoje são três, e até o fim do ano entregaremos mais oito Cepis em diversas cidades”, afirmou.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou o impacto social da iniciativa. “Essa entrega representa inclusão e cidadania para o Sol Nascente/Pôr do Sol. Nosso governo tem um olhar especial para os moradores dessa região, levando serviços públicos essenciais para quem mais precisa”, disse.
Atualmente, 97 crianças já estão matriculadas na nova unidade, que oferece atendimento integral com cinco refeições diárias e acompanhamento nutricional. Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, a creche é mais um passo na redução da fila de espera por vagas. “A criança aqui é bem assistida, alimentada e estimulada para o desenvolvimento cognitivo. Essa região vulnerável ganha mais um espaço de acolhimento e aprendizado”, destacou.
Moradora da região, a dona de casa Suzilei dos Santos celebrou a nova creche: “Antes era difícil conseguir vaga. Hoje está tudo diferente, o governo tem feito um bom trabalho. Muitas mães agora podem trabalhar tranquilas sabendo que os filhos estão bem cuidados.”
Desde 2019, o GDF já construiu 26 creches e reduziu a fila de espera na educação infantil de 24 mil para cerca de 1,5 mil crianças, todas com previsão de atendimento até o próximo ano. A meta é zerar completamente a demanda.
Além do Cajuzinho do Cerrado, o Sol Nascente/Pôr do Sol conta com o Cepi Jandaia e o Cepi Sarah Kubitschek. Outros Cepis estão em construção em regiões como Paranoá Parque, Guará, Riacho Fundo II, Lago Norte, Recanto das Emas e Planaltina. Até 2027, estão previstas mais 16 novas unidades em todo o DF, fortalecendo o atendimento à primeira infância e garantindo mais segurança, acolhimento e aprendizado às famílias brasilienses.

Nenhum comentário