Ações da Secretaria de Saúde mobilizaram mais de 460 postos em diversas regiões e seguem disponíveis durante todo o ano
![]() |
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) vacinou 53 mil cães e gatos contra a raiva durante o mês de outubro, como parte da campanha antirrábica 2025. As ações ocorreram aos sábados em 462 postos de vacinação, instalados em locais como o estádio Bezerrão do Gama, a Biblioteca Pública da Estrutural e um drive-thru no Guará.
A expectativa inicial da pasta era aplicar 160 mil doses — o equivalente a 40% da população estimada de 400 mil animais no DF. Desde janeiro, a secretaria já imunizou cerca de 125 mil cães e gatos.
A campanha é um momento estratégico para a atuação da Vigilância Ambiental em Saúde, envolvendo servidores e voluntários em áreas urbanas e rurais. O objetivo é interromper a transmissão da raiva, uma doença que afeta mamíferos e apresenta letalidade próxima de 100%.
Segundo Marcelle de Oliveira, da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses (Gvaz), tem sido observada uma redução no comparecimento aos postos. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos a vacinarem seus animais. A melhor forma de prevenção é a imunização, e os postos fixos funcionam durante a semana”, reforçou.
Em casos de dificuldade de locomoção ou quando há muitos animais em uma residência, é possível solicitar atendimento domiciliar pela equipe da Vigilância Ambiental. As informações podem ser obtidas pelo telefone 3449-4434.
A vacina é gratuita e indicada para cães e gatos a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas prenhas ou lactantes. Mesmo após o encerramento da campanha, o imunizante continua disponível durante todo o ano nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval), que funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
.jpeg)
Nenhum comentário