Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Damares pede explicações sobre possível uso político da ABDI por Ricardo Cappelli

Senadora quer apuração sobre suspeita de estrutura de comunicação usada para impulsionar pré-campanha no DF


 Isaac Amorim | Ascom/MJSP
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) enviou um requerimento ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) pedindo esclarecimentos sobre denúncias que envolvem o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli. Pré-candidato ao Governo do DF, ele é acusado de montar uma estrutura paralela de comunicação dentro da agência para favorecer sua pré-campanha.

O pedido foi protocolado nesta sexta-feira (14). No documento, Damares solicita que o ministro Geraldo Alckmin informe se existe alguma investigação interna em andamento e quais mecanismos de controle impedem o uso político da estrutura pública. A senadora ressalta que o MDIC deve assegurar que a ABDI atue com “transparência, integridade e total separação entre funções públicas e interesses político-eleitorais”.

A denúncia foi divulgada pelo portal Diário do Poder, que aponta relatos de ex-integrantes da agência e mensagens internas atribuídas a um grupo coordenado pelo gerente de marketing da ABDI, Bruno Trezena. Ele seria o responsável por um suposto “bunker político” instalado no Setor Comercial Sul, em Brasília.

Damares também requer acesso aos contratos de publicidade assinados nos últimos 24 meses, além de informações completas sobre o orçamento de comunicação da agência e sua execução.

O uso da máquina pública para fins pessoais ou eleitorais é proibido por lei e pode configurar improbidade administrativa, sujeita a sanções administrativas e penais. O MDIC tem até 30 dias para responder ao requerimento.

Nenhum comentário

Campanha