Mil estruturas serão distribuídas pelo DF, totalizando 6 mil vagas para bicicletas e ampliando a integração com outros modais
![]() |
| Divulgação |
O programa Vai de Bike, da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), está ampliando a infraestrutura para ciclistas em todo o DF com a instalação de paraciclos em pontos estratégicos. A iniciativa beneficia usuários da segunda maior malha cicloviária do país, oferecendo mais segurança para estacionar as bicicletas ao chegar aos destinos.
Desde agosto, dezenas de estruturas vêm sendo instaladas em locais que facilitam a integração com outros modais, como terminais de ônibus e BRT, além de serviços públicos e pontos turísticos. Os primeiros paraciclos foram direcionados para terminais que não possuíam vagas suficientes ou que nunca tiveram esse tipo de equipamento.
Hospitais, escolas e espaços públicos também estão sendo contemplados, assim como atrações turísticas, a exemplo do Museu do Índio e da Igrejinha da 307 Sul.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a iniciativa atende à crescente demanda de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte diário. “Nosso intuito é facilitar a integração nos terminais e pontos de ônibus e metrô. Quem vai trabalhar de bicicleta terá um local seguro para estacionar”, afirmou.
Mais de 200 conjuntos já foram implantados, somando 600 unidades em terminais rodoviários. As instalações alcançam regiões como Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Gama, Santa Maria, Taguatinga, São Sebastião, Paranoá, Planaltina, Sobradinho II, Samambaia e Águas Claras. A previsão é de que 450 conjuntos estejam operando até o final deste ano.
Ao todo, serão mil conjuntos instalados até 2026, com investimento estimado em R$ 2,2 milhões. As estruturas são produzidas com material resistente e seguem o modelo metálico padrão em “U” invertido.
f

Nenhum comentário