Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Estudantes do DF celebram formatura do programa Pontes para o Mundo no País de Gales

Primeira turma do intercâmbio internacional finaliza três meses de vivência no Reino Unido com cerimônia marcada por emoção e aprendizados


Felipe de Noronha/SEEDF
A primeira edição do programa de intercâmbio Pontes para o Mundo chegou ao momento mais aguardado pelos estudantes da rede pública do DF: a cerimônia de formatura no País de Gales. Ao som de uma playlist que misturava Beatles e Tribalistas, os 28 alunos celebraram o encerramento de três meses de estudos e convivência internacional nos colleges Prembrokeshire e NPTC Group.

Em discurso, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a dimensão transformadora da iniciativa: “A missão do programa é construir caminhos onde antes havia distância, criar oportunidades e abrir portas para que nossos jovens possam ver, experimentar e transformar o mundo com a força de suas próprias histórias”.

Os intercambistas relembraram experiências que vão desde o enfrentamento do frio e da barreira linguística até o contato com novas disciplinas, rotinas e métodos de ensino. Segundo os estudantes, o período no Reino Unido trouxe mais autonomia, confiança e amadurecimento.

Aprendizados que marcam

O aluno Igor Pereira, 17 anos, do Cemeit, discursou em inglês e emocionou os presentes ao destacar o impacto pessoal da experiência: “Aprendemos sobre nossos próprios sentimentos e sobre a cultura de diminuir o ritmo. Pudemos escolher matérias e isso nos ajudou a pensar criticamente sobre nosso futuro”.

Para Maria Fernanda Caldeira, 17, do CED Stella dos Cherubins Guimarães Trois, o programa reforçou o desejo de explorar novas possibilidades: “Nós honramos o nome do programa construindo pontes para o mundo e queremos descobrir ainda mais o que a vida tem a oferecer”.

A cerimônia também contou com momentos de descontração. A diretora de jornada estudantil do Prembrokeshire College, Eva Rees, lembrou com carinho da ansiedade dos estudantes para ver neve: “Nunca neva em novembro, mas para vocês nós fizemos acontecer. Vocês não só viram neve como aproveitaram cada segundo”.

Expansão do programa

O Pontes para o Mundo é executado pela Secretaria de Educação (SEEDF) e oferece a alunos da rede pública a oportunidade de vivência internacional. Nesta edição inaugural, os estudantes foram enviados para instituições na Inglaterra, País de Gales e Escócia.

Para o próximo ano, o programa será ampliado, com previsão de mais vagas e novos destinos, como Japão, Alemanha e Espanha. A SEEDF também enviará à CLDF um projeto de lei para transformar a iniciativa em política permanente.

Nenhum comentário

Campanha