Investimento de R$ 150 milhões integra corredor de mobilidade que beneficia mais de 50 linhas de ônibus e reduz o tempo de deslocamento na região
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| Renato Alves/Agência Brasília |
O GDF concluiu mais uma etapa da reestruturação viária da capital com a entrega do Trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). A liberação consolida a operação completa do corredor exclusivo de ônibus entre a Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e o Terminal Asa Sul, ampliando a fluidez e reduzindo o tempo de deslocamento para quem circula pela região.
Com a finalização do viaduto que conecta as duas vias, os ônibus com portas dos dois lados passam a trafegar pela parte inferior da estrutura, em um corredor contínuo e organizado. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 150 milhões.
Durante a entrega, o governador Ibaneis Rocha destacou o impacto da intervenção na mobilidade urbana: “Esta é uma das grandes obras que estamos fazendo no DF para diminuir engarrafamentos e o tempo de transporte, permitindo que a população chegue ao trabalho e volte para casa com tranquilidade”.
Mais rapidez para 50 linhas de ônibus
Com a nova operação, 354 ônibus e mais de 50 linhas que passam pelo local diariamente passam a se beneficiar do corredor exclusivo. O fluxo atende veículos que seguem em direção ao Setor Policial Sul, eixinhos, L2 e L4 Sul, além do Terminal Asa Sul. No sentido contrário, facilita o acesso à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Os ônibus de porta única continuam utilizando a parte superior do viaduto.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, reforçou o ganho para quem utiliza o transporte coletivo: “O passageiro agora conta com um corredor exclusivo, evitando o fluxo de carros. Isso significa mais rapidez para chegar ao destino e mais tempo com a família”.
Com a entrega do Trecho 1 da Epig, o corredor entre a ESPM e o Terminal Asa Sul passa a operar totalmente, com faixas exclusivas, novas estações, acessos seguros para pedestres e vias reconfiguradas para garantir mais fluidez.
Reorganização viária e mobilidade ampliada
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que a mudança moderniza a operação do Terminal da Asa Sul: “Colocar os ônibus nesses corredores e tirá-los da disputa com os carros traz mais rapidez e segurança aos usuários”.
O governador também destacou que o projeto integra um conjunto maior de intervenções viárias no DF: “A obra liga o Túnel de Taguatinga ao Terminal da Asa Sul, reduzindo o tempo de deslocamento e ajudando as famílias a terem mais tempo em casa”.
Além do corredor, o GDF ampliou a passarela da Octogonal para facilitar o acesso às novas estações de embarque e desembarque. A via também ganhou três faixas de tráfego geral, medida que deve reduzir congestionamentos nos horários de pico.
Corredor Eixo Oeste
As intervenções fazem parte do Corredor Eixo Oeste, que terá 38,7 km de extensão. O projeto inclui o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas em vias que conectam o Sol Nascente ao Plano Piloto, como a Avenida Hélio Prates, a Epig e a ESPM. O objetivo é reduzir em até 30 minutos o tempo de deslocamento até o centro de Brasília. As obras seguem em execução por trechos para minimizar impactos no trânsito.

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