Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Nova versão do GestãoDF transforma dados públicos em inteligência estratégica

Sistema passa a operar como Data Lake Governamental e integra informações de todas as áreas para agilizar decisões e melhorar o planejamento do GDF


Vinícius de Melo/Seec-DF
O Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal (GestãoDF) ganhou uma nova versão e agora funciona como um Data Lake Governamental, reunindo em um único ambiente grandes volumes de dados antes dispersos entre diferentes órgãos e secretarias. A atualização foi lançada nesta segunda-feira (10), em evento na Escola de Saúde Pública do DF (Fepecs), e marca um avanço no uso da tecnologia e da inteligência artificial na gestão pública.

Com o novo modelo, o sistema transforma informações brutas em inteligência administrativa, permitindo que gestores monitorem indicadores estratégicos e tomem decisões com base em dados reais e atualizados. O acesso é restrito a servidores responsáveis por programas, projetos e obras, e a versão para dispositivos móveis deve ser lançada em abril de 2026.

A vice-governadora Celina Leão destacou a importância da integração tecnológica para o aprimoramento da administração pública. Ela afirmou que todos os secretários deverão compartilhar suas informações no novo sistema, reforçando que a era da transformação digital exige interoperabilidade entre as áreas. “Estamos vivendo a terceira onda da revolução industrial — a tecnológica e da inteligência artificial — e não é mais possível que uma área, como a saúde, tenha 22 programas que não se comunicam”, pontuou.

O secretário de Economia, Daniel Izaias de Carvalho, enfatizou que o uso intensivo de dados é essencial para um planejamento estratégico eficiente. “Apelo aos gestores: façam relatórios, compartilhem, monitorem suas ações. Assim poderemos planejar de forma mais estratégica e assertiva”, declarou.

Segundo o secretário-executivo de Gestão da Estratégia, Otávio Veríssimo Sobrinho, o Data Lake marca o início de uma nova era na administração pública. “O desafio vencido pelo GestãoDF foi transformar informações fragmentadas em um ecossistema inteligente, em que as decisões passam a ser ágeis, assertivas e embasadas em evidências”, afirmou. Ele ressaltou que a modernização da plataforma não gerou custos adicionais além dos salários dos servidores envolvidos.

Com a nova versão, o GestãoDF consolida a governança baseada em evidências, oferecendo relatórios automáticos, algoritmos de previsão e painéis de risco que garantem decisões mais rápidas, rastreáveis e transparentes. O objetivo é que o GDF avance de uma gestão reativa para uma ação estratégica orientada por dados, capaz de gerar resultados concretos e fortalecer a confiança da população na administração pública.

Nenhum comentário

Campanha