Page Nav

HIDE

BANNER MEIO DA PÁGINA

Festival Next Level transforma Taguatinga em polo gamer com oficinas, palestras e arenas de jogos

Evento gratuito no Alameda Shopping reúne capacitação em tecnologia, imersão no universo gamer e atrações para todas as idades até 15 de dezembro


 Joel Rodrigues/Agência Brasília
A primeira edição do Festival Next Level já está movimentando Taguatinga com uma programação totalmente gratuita dedicada ao universo dos games, tecnologia e inovação. O evento ocorre no Alameda Shopping até o dia 15 de dezembro, das 9h às 21h, com oficinas, palestras, museu interativo e arenas gamers com jogos nacionais e internacionais. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) em parceria com a Associação Nacional de Jogos, Campeonatos, Equipes e Jogadores Eletrônicos (Anjo Games).

O principal foco do festival é a capacitação profissional. Estão sendo oferecidas oficinas de introdução ao desenvolvimento de jogos no Construct, destinadas a participantes a partir de 8 anos. Ao todo, são 150 vagas distribuídas em 15 turmas, com certificado de conclusão. As aulas ocorrem das 10h às 11h e das 14h às 15h.

A programação inclui ainda palestras sobre o mercado de tecnologia, abordando temas como panorama da indústria de jogos, áreas de atuação, primeiros passos no design de games, criatividade, desenvolvimento do primeiro jogo e carreiras emergentes ligadas à inovação digital, TI e software.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, o festival tem papel estratégico na formação de novos talentos. “Iniciativas como esta unem o lúdico ao aprendizado técnico. O DF tem enorme potencial na economia criativa e no desenvolvimento de jogos. Nosso papel é fomentar esse ecossistema e garantir que crianças e adolescentes tenham ferramentas para serem não só consumidores, mas criadores de tecnologia”, destacou.

O presidente da Anjo Games, Lucas Vinícius Bezerra da Silva, reforça que o Next Level busca unir diversão e profissionalização. “O objetivo é mostrar que a paixão por jogar pode se transformar em carreira. Por isso oferecemos oficinas e palestras em desenvolvimento de jogos, inovação e ciência”, afirmou.

A acessibilidade também foi contemplada com um controle adaptado para pessoas com deficiência, permitindo jogar utilizando movimentos da cabeça ou dos pés.

Diversão garantida

O público encontra cinco arenas temáticas: PC Gamer, Corrida, Console, Fliperama e Just Dance. Entre os títulos disponíveis estão Tekken, Mortal Kombat, Street Fighter, FIFA, PES, Gran Turismo, Automobilista, Valorant, League of Legends, Roblox e outros clássicos.

O evento também conta com o Museu do Videogame, que apresenta a evolução dos consoles desde a década de 1980 e oferece uma experiência nostálgica para os visitantes.

Os estudantes Davi Freire, 15 anos, e Lúcio de Paula, 16 anos, elogiaram a iniciativa. Para Davi, o festival permite maior contato com a tecnologia. Já Lúcio destaca o acesso facilitado para jovens da região. “As pessoas podem brincar, se distrair e também aprender. Não dá para pensar no futuro sem pensar em tecnologia”, afirmou.

Nenhum comentário

Campanha