Page Nav

HIDE

CAMPANHA TOPO

Detran-DF amplia ações educativas e alcança mais de 750 mil pessoas em 2025

Crescimento de 62,6% no público atendido reforça a educação como eixo da segurança no trânsito


Divulgação/Detran-DF
Em 2025, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou 2.814 atividades de educação de trânsito, alcançando 754.247 pessoas em todo o DF. Os dados da Diretoria de Educação de Trânsito apontam um crescimento de 62,6% em relação a 2024, quando 483.968 cidadãos participaram das ações.

Parte expressiva desse avanço veio das blitzes educativas e das participações em eventos, consideradas estratégicas para o diálogo direto com a população no ambiente viário. Nessas frentes, o público atendido mais que dobrou, chegando a 433.466 pessoas, um aumento de 113,4% em comparação com o ano anterior. Ao todo, foram realizadas 773 ações em 2025, contra 490 em 2024, o que representa crescimento de 57,8%.

“Acreditamos que toda transformação social parte da educação e conscientização das pessoas”, afirma o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini. “No trânsito não é diferente, por isso estamos ampliando cada vez mais a quantidade de ações e o seu alcance, primando sempre pela qualidade e eficácia da mensagem. Se depender de nossos esforços, Brasília é e continuará sendo referência no quesito educação e segurança no trânsito.”

Outro destaque do ano foi a ampliação das palestras em instituições públicas e privadas e o fortalecimento de programas como Café na Faixa, Bike em Dia, Pneu Seguro, Rolê Consciente e Passeios Ciclísticos. Em 2025, foram promovidas 576 atividades desse tipo, que alcançaram 92.414 pessoas. O número representa aumento de 51,9% em relação a 2024, quando 394 ações atingiram 60.836 cidadãos.

O diretor de Educação de Trânsito, Dayvson Franklin de Souza, destaca que os resultados vão além das estatísticas. “É com muita satisfação que anunciamos essa ampliação significativa. Esses números representam muito mais que estatísticas: representam vidas preservadas. Ao aumentarmos nossa presença nas vias públicas, escolas e locais de grande fluxo, reforçamos a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. O objetivo é transformar o conhecimento em mudança de comportamento, promovendo empatia e segurança em nossos deslocamentos.”

A Diretoria de Educação também avalia como fundamental o uso de recursos artísticos, como espetáculos teatrais, contação de histórias e intervenções com repentistas, mímicos e MCs, para facilitar a assimilação do conteúdo sobre segurança viária. Em 2025, essa abordagem foi intensificada, com a realização de 1.465 apresentações voltadas à formação de pedestres e condutores, um crescimento de 21,8% em relação às 1.203 ações de 2024.

As apresentações teatrais do Detran-DF foram levadas a escolas, eventos governamentais, shoppings, parques, empresas, bares e outros espaços. O público alcançado por essas atividades artísticas somou 228.367 pessoas em 2025, frente a 200.044 no ano anterior, aumento de 14,16% no alcance das mensagens educativas de trânsito.

“Ao atingir as pessoas em variados contextos sociais, o teatro cumpre o papel pedagógico de traduzir normas técnicas em valores de convivência”, ressalta a gerente de Ação Educativa de Trânsito, Magda Brandão. “Esse avanço reforça o compromisso institucional com a educação continuada e com o desenvolvimento de uma consciência coletiva voltada à preservação da vida.”

Nenhum comentário

Campanha