Primeira nova estação do sistema em mais de 20 anos começa a operar nesta terça-feira com dois dias de passagem gratuita
![]() |
| Gil Leonardi / Imprensa MG |
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador, Mateus Simões, inauguraram nesta segunda-feira (9/2), em Contagem, a estação Novo Eldorado do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O trecho faz parte do projeto de expansão da Linha 1 e acrescenta 1,7 quilômetro à malha metroviária. A última estação inaugurada no sistema havia sido a Vilarinho, em 2002.
O investimento no novo trecho é de cerca de R$ 96 milhões, valor que inclui a elaboração dos projetos e a execução das obras. Considerando a implantação de trilhos, redes e outros serviços, o montante total chega a R$ 179 milhões. A expectativa é de que a estação atenda aproximadamente 7 mil passageiros por dia.
Durante a cerimônia, Romeu Zema destacou a entrega da primeira estação da ampliação do metrô da RMBH e ressaltou os avanços da atual gestão na mobilidade urbana. Segundo o governador, a Novo Eldorado é a primeira de sete estações previstas para os próximos dois anos, todas com planejamento e recursos assegurados, além de outros investimentos estruturantes, como o Rodoanel e obras rodoviárias na região.
A nova estação reforça a integração metropolitana e amplia a capacidade diária de transporte de passageiros. Usuários de linhas de ônibus metropolitanos vindos de Betim, Contagem e Esmeraldas poderão desembarcar na Via Expressa de Contagem e integrar diretamente com o metrô na estação Novo Eldorado, reduzindo o tempo de deslocamento.
A operação da estação começa nesta terça-feira (10/2). Nos dois primeiros dias, não haverá cobrança de passagem para embarque no local. O anúncio da gratuidade foi feito por Mateus Simões, que afirmou que a medida tem como objetivo incentivar a população a conhecer a nova estação e se familiarizar com a ampliação do sistema.
A solenidade de inauguração contou com a presença do ministro das Cidades, Jarbas Filho, da prefeita de Contagem, Marília Campos, do secretário de Estado de Infraestrutura, Transportes e Mobilidade, Pedro Bruno, além de parlamentares e autoridades municipais.
Com área construída de 1,9 mil metros quadrados, a estação Novo Eldorado possui estrutura moderna e acessibilidade total, com sinalização em braile, piso podotátil, elevadores e escadas rolantes. O espaço também conta com máquinas de autoatendimento e uma galeria de lojas voltada à praticidade dos usuários.
Além dos passageiros do metrô, moradores da região também serão beneficiados. As passarelas de acesso à estação funcionarão 24 horas por dia, criando uma nova ligação para pedestres entre áreas de comércio e serviços antes separadas pela linha férrea e pela Via Expressa de Contagem.
As obras da Linha 2 do metrô seguem em andamento e vão levar o sistema até o Barreiro, com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A previsão é que as duas primeiras estações entrem em operação ainda em 2026, enquanto o funcionamento completo da Linha 2 está previsto para 2028.
Parte dos recursos destinados à modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô da RMBH tem origem no Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho, firmado em 2021 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Vale, para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem em janeiro de 2019.

Nenhum comentário