Ações integradas da PMDF, Detran, Bombeiros, DF Legal e Polícia Civil ampliam fiscalização e prevenção durante a folia
![]() |
A atuação preventiva das forças de segurança tem sido decisiva para reforçar a proteção dos foliões durante o Carnaval no DF. Apenas no sábado (14), as linhas de revista instaladas nos acessos aos blocos resultaram na apreensão de 119 armas brancas por policiais da Polícia Militar do Distrito Federal. Também foram retiradas de circulação porções de maconha, cocaína e um spray de pimenta.
Segundo a corporação, a revista tem caráter exclusivamente preventivo, com o objetivo de impedir a entrada de objetos proibidos e reduzir riscos em meio às multidões. Não é permitida a entrada com armas, drogas ilícitas, garrafas ou copos de vidro, perfumes em recipientes de vidro, desodorantes aerossóis — sendo autorizados apenas produtos em creme ou roll-on —, substâncias inflamáveis, isqueiros, objetos perfurocortantes como facas, estiletes e tesouras, além de guarda-chuvas com haste metálica e bandeiras com mastros rígidos.
Durante as ações, 12 celulares foram recuperados. “É importante redobrar o cuidado com o celular durante o Carnaval”, alertou o porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke. “Quadrilhas especializadas aproveitam momentos de distração e o excesso de consumo de álcool para agir. Mantenha o aparelho em local seguro, nunca em bolsos traseiros ou de fácil acesso. Deixe o celular bem protegido, use apenas quando for realmente necessário e, de preferência, fora de áreas de grande aglomeração”.
No trânsito, o policiamento ostensivo foi reforçado nas áreas de maior concentração de público. Foram realizadas 1.176 abordagens veiculares e lavrados 484 autos de infração. Ao todo, 126 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, 39 por uso de celular ao volante e 11 veículos foram recolhidos ao depósito.
Mais de 300 crianças receberam pulseirinhas de identificação para facilitar a localização em caso de desencontro. Situações envolvendo menores contam com acolhimento imediato, com acionamento do Conselho Tutelar e da Vara da Infância e da Juventude por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), pelo telefone 125.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal empregou 263 militares e 20 viaturas na operação de sábado, com foco em atendimentos pré-hospitalares. Foram registradas 37 ocorrências, sendo 23 relacionadas ao consumo excessivo de álcool. Três pessoas precisaram ser transportadas ao hospital. Além disso, 18 eventos foram vistoriados para avaliar as condições de segurança contra incêndio e pânico. Em caso de emergência, o atendimento pode ser acionado pelo 193.
A Secretaria DF Legal fiscalizou 43 eventos carnavalescos e não houve necessidade de interdições, já que as licenças foram respeitadas. Na fiscalização de ambulantes, 400 comerciantes irregulares foram orientados a se retirar das imediações dos blocos, e 14 garrafas de vidro foram apreendidas.
No campo educativo, a Polícia Civil do Distrito Federal intensificou ações preventivas na Rodoviária do Plano Piloto. Equipes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) e das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam I e II) distribuíram material informativo com foco na prevenção de crimes contra a dignidade sexual e outras formas de violência.
Dados preliminares apontam que, de sexta-feira (13) até a manhã de domingo, foram registrados 36 furtos de celular, quatro furtos a transeuntes, um furto em interior de veículo no Setor Hoteleiro Sul, um roubo a transeunte, um flagrante de embriaguez ao volante em Ceilândia e duas ocorrências de tráfico de drogas, no Núcleo Bandeirante e na Esplanada dos Ministérios.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal também promoveu ações educativas no Parque da Cidade com o Bloco de Carnaval Educativo, abordando cerca de 2 mil pessoas. Além disso, realiza a campanha “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!”, com veiculação de mensagens nos blocos carnavalescos ao longo da programação.
As operações de policiamento e fiscalização de trânsito ocorreram em Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto. Ao todo, foram feitas 500 abordagens e aplicados 430 testes de etilômetro, resultando na autuação de 15 condutores por alcoolemia — sendo um caso enquadrado como crime de trânsito —, além de oito motoristas inabilitados e quatro com CNH vencida. Também foram registradas dez infrações por escapamento irregular, duas por transporte de carga incompatível e 60 autuações por outras irregularidades.

Nenhum comentário